OS FUNDOS ROTATIVOS SOLIDÁRIOS NO ALTO SERTÃO PARAIBANO: diário de campo de uma pesquisa de avaliação
Resumo
O presente artigo apresenta o diário de campo de uma pesquisa de avaliação de uma política social de micro-finanças solidárias que contempla as comunidades rurais no Alto-Sertão Paraibano: Os Fundos Rotativos Solidários (FRS).ii A pesquisa avaliativa de caráter etnográfico foi realizada durante o mês de fevereiro de 2010 nos municípios de Aparecida e Santa Cruz. Participaram da referida pesquisa quatro alunos da graduação nas modalidades bacharelado e licenciatura financiados pelo Banco do Nordeste do Brasil e CNPq. Um aluno participou como pesquisador voluntário. O diário de campo instrumento fundamental na pesquisa etnográfica nos revela a dinâmica, os desafios, a inspiração teórica e metodológica e, sobretudo, a postura ética que devem estar presentes em uma pesquisa de avaliação. Pesquisa de caráter acadêmico e extramuros cuja finalidade é fornecer elementos para subsidiar o desenho, a metodologia e a gestão das referidas políticas, demonstrando desta forma, o potencial teórico-metodológico da disciplina no campo das políticas sociais.
Palavras-chave: Políticas Sociais; Avaliação de Políticas Sociais; Etnografia; Microfinanças solidárias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).