O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os autores declaram que a contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • DOI para as referências foram informados quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre da revista.
  • Foram removidos do trabalho elementos que permitam identificar a autoria, incluindo as propriedades do arquivo.
  • O arquivo da submissão está em formato PDF.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos devem conter obrigatoriamente: título; resumo até 120 palavras; 3 palavras-chave; seções de introdução, metodologia, discussão e bibliografia, além de outras que os autores considerarem necessárias. As regras de formatação da revista devem ser seguidas, sob risco de rejeição automática do trabalho.

 

Resumo (1 página): Trabalho com justificativa que comunique resultados preliminares.

Artigo (até 4 páginas): Trabalho com fundamentação teórica que comunique e discuta resultados preliminares.

 

Modelos disponíveis:

   ODT: Artigo, Resumo

 

Tamanho da Página: A4

Margens: superior e inferior de 3 cm; margem esquerda e direita de 2 cm

Tipo de letra: Times New Roman ou Liberation Serif

Colunas: Os trabalhos na categoria Artigo devem conter título, palavras-chave e resumo em coluna simples e texto em coluna dupla com espaçamento de 1 cm entre as colunas. Os trabalhos na categoria
Resumo deve ser todo em coluna simples.

Tamanho da letra:

- Título: 14 (negrito);
- Resumo: 9 (dispensado para trabalhos na categoria Resumo)
- Palavras-chave: 9 (itálico)
- Título das Seções: 11
- Legendas (Figuras, Quadros e Tabelas): 8
- Quadros e Tabelas (texto): 9
- Corpo do Texto: 10 (trabalhos na categoria Resumo devem conter o nome das seções em negrito diretamente no corpo do texto)
- Quadros e Tabelas: 9
- Bibliografia: 9

Seções: Título em negrito, numeradas sequencialmente, à esquerda e em linha própria. Antes de cada nova seção deve ser deixada uma linha em branco.

Corpo do texto: Iniciado em parágrafo próprio após nome da seção, justificado. Parágrafo inicial alinhado à esquerda com deslocamento de 0,5cm nos parágrafos posteriores. Para trabalhos na categoria Resumo, o corpo do texto deve ser em parágrafo único, justificado, com o título das seções destacado em negrito.

Espaçamento entre linhas: Simples. Após o título devem ser deixadas 5 linhas em branco, tamanho 14.

Figuras:  Deverão ser numeradas, centralizadas e obrigatoriamente incluídas e referenciadas no texto. A legenda deve ser abaixo e centralizada.

Quadros e Tabelas: Deverão ser numerados, centralizados e obrigatoriamente incluídos e  referenciados no texto. A legenda deve ser acima e centralizada.

Equações: Devem ser numeradas à direita, sequencialmente, incluídas e citadas no texto.

Bibliografia: A bibliografia deverá ser referenciada numericamente ao longo do texto e listada em seção própria. A listagem de cada referência deve ser alinhada à esquerda, com recuo de 0,5 cm nas linhas subsequentes, seguindo o formato:

- Artigo:  Sobrenome, N.; Sobrenome2, N. (ano) Título do Artigo. Nome da Revista, volume(numero): pagina inicial -pagina final. Editor. DOI.

- Livro:    Sobrenome, N.; Sobrenome2, N. (ano) Título do Livro, edição. Editor.

- Tese ou Dissertação: Sobrenome, N. (ano) Título do Trabalho. Tese/Dissertação. Programa de Pós Graduação. Instituição. Link.

- Página na Internet:  Nome da Página. Link. Acesso em DD/MM/AA

Trabalhos na categoria Resumo devem conter a listagem das referências logo abaixo do corpo do texto, em seção própria.

 

 Em caso de aceitação, os trabalhos em língua inglesa só serão publicados após o envio de certificado de tradução ou revisão fornecido por profissional ou serviço especializado.

Uma vez aceito, o texto fonte do trabalho deverá ser enviado em arquivo ODT, DOC ou TEX. Neste último caso, um arquivo compactado (ZIP ou RAR) deverá conter todos os arquivos de compilação.