Proposta de Arquitetura para Simuladores de Realidade Virtual voltados à Capacitação de Forças Policiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2595-0622.2022v6n2.64069

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Simulador, Segurança e defesa

Resumo

A utilização da Realidade Virtual (RV) em treinamentos vem trazendo economia e segurança na realização de atividades nas mais diversas áreas. Neste artigo é proposta a utilização da RV em treinamentos voltados a forças policiais e militares, envolvendo as práticas de tiro e avaliação de conduta e tomada de decisões. Para tanto é proposta uma arquitetura que fornece recursos a treinandos e instrutores, permitindo uma simulação altamente controlada para a capacitação de profissionais de forças de segurança. Tal solução deverá ser empregada como complemento aos métodos tradicionais de capacitação, visando a minimização de gastos com recursos materiais (aluguel de estandes/locações, aquisição de projéteis e armas etc.) e buscando sempre garantir a manutenção da segurança de todos os envolvidos.

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Biografia do Autor

Ícaro da Silva Barbosa, UFC

Possui graduação em Ciência da Computacao pela Universidade Federal do Ceará (2021). Atualmente é mestrando em Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica, na Universidade Federal do Ceará.

Creto Augusto Vidal, Universidade Federal do Ceará - UFC

Creto Vidal possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1979), mestrado em Engenharia Civil/Estruturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Civil Engineering/Structural Engineering - University of Illinois at Urbana-Champaign (1992). Foi Visiting Postdoctoral Research Associate no departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da University of Illinois at Urbana-Champaign de 1992 a 1994. Foi Coordenador da Pós-Graduação em Ciência da Computação (1997-2000) e Chefe do Departamento de Computação (2000-2002) da Universidade Federal do Ceará, onde atualmente ocupa a posição de Professor Titular. Criou e coordena o grupo de pesquisa UFC-CRAb que atua nas áreas de Computação Gráfica, Realidade Virtual e Aumentada, Animação e Visualização. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: Análise de Sensibilidade, Mecânica Computacional, Computação Gráfica, Realidade Virtual e Animação. 

Joaquim Bento Cavalcante Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Joaquim Bento Cavalcante Neto possui Graduação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1991, Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 1994 e Doutorado também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 1998, com um período de doutorado sanduíche na Universidade de Cornell, em Ithaca, Nova York, nos Estados Unidos. Sua Graduação, Mestrado e Doutorado foram em Engenharia Civil e no Mestrado e Doutorado trabalhou na área de Computação Gráfica Aplicada. Cursou também Ciência da Computação na Universidade Estadual do Ceará e completou a maioria do curso, saindo antes do final para o mestrado na PUC-Rio, ao se formar na Universidade Federal do Ceará. Durante o seu doutorado sanduíche, ele passou um ano, de 1996 a 1997 trabalhando com Graphics/Engineering no Cornell Fracture Group (CFG) como Visiting Scholar (Visiting PhD Student) com Bolsa do CNPq. Ele também foi Post-doctoral Research Associate de 2002 a 2003 durante seu Pós-doutorado com bolsa da National Science Foundation (NSF) bem como Visiting Associate Professor na Universidade de Cornell de 2012 a 2013, com bolsa da CAPES, trabalhando nas mesmas áreas de pesquisa e no mesmo grupo. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde leciona vários cursos relacionados com a área de Computação Gráfica para alunos da graduação e pós-graduação, bem como outros cursos relacionados com simulações computacionais, como Métodos Numéricos, Geometria Computacional e Modelagem Geométrica. Até essa data, ele já orientou mais de 30 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado, algumas delas ainda em andamento. Ele coordena o grupo de Computação Gráfica, Realidade Virtual e Animação por Computador (CRAb), junto com o Professor Creto Vidal, e também é o coordenador do Laboratório de Informática Aplicada (LIA), que inclui todos os laboratórios de pesquisa dos grupos do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará. Ele foi o Coordenador da pós-graduação (Mestrado e Doutorado) do Departamento de Computação de 2006 a 2008 e Chefe do mesmo departamento de 2010 a 2012. Ele exerceu o cargo de Diretor de Tecnologia da Informação (Diretor de TI) da Universidade Federal do Ceará, de Janeiro de 2014 a Setembro de 2019. Seus interesses de pesquisa são Computação Gráfica, Realidade Virtual e Animação Computacional, mas também trabalha com Simulações Computacionais, Métodos Numéricos e Sistemas Computacionais, além de Computação de Alto Desempenho aplicada a estes sistemas. Ele já publicou, junto com os seus coautores e alunos, mais de 50 artigos em todas essas áreas. Ele também tem sido o coordenador de vários projetos que foram financiados pelo governo e pela indústria. É bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq desde 2005 e tem participado de comitês científicos de vários congressos nacionais e internacionais importantes. Tem atuado também como revisor de vários periódicos internacionais importantes, incluindo Computer Graphics Forum (WILEY), The Visual Computer (SPRINGER), Finite Elements in Analysis and Design (ELSEVIER), entre outros.

Antônio José Melo Leite Junior, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciencia da Computacao - Departamento de Computação (1998), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2019). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: realidade virtual, educação a distância, educação na web, integração ds sistemas e entretenimento.

George Allan Menezes Gomes

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pelo programa pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor efetivo do Instituto UFC Virtual da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica, Realidade Virtual e Ambientes Virtuais Colaborativos, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Distribuídos, Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Visualização Científica.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

da Silva Barbosa, Ícaro, Vidal, C. A., Cavalcante Neto, J. B., Leite Junior, A. J. M., & Gomes, G. A. M. (2022). Proposta de Arquitetura para Simuladores de Realidade Virtual voltados à Capacitação de Forças Policiais. Comunicações Em Informática, 6(2), 9–12. https://doi.org/10.22478/ufpb.2595-0622.2022v6n2.64069

Edição

Seção

Artigos