ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: INTOLERÂNCIA CONTRA RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

Autores

  • Francisca Roseane Franco Ribeiro de Sousa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma reflexão a partir da relação entre a educação escolar e a intolerância em relação às religiões afro-brasileiras que apesar da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, percebemos ainda a grande falta de habilidade ou até mesmo de vontade em reconhecer e respeitar as diferenças religiosas do outro. Enquanto professora do Ensino Religioso procuro resgatar os nossos valores culturais partindo de um paradigma que busque fazer com que o aluno tenha pelo outro o respeito que ele deseja para si mesmo. Através do ensino da diversidade religiosa, temos a oportunidade de aprender mais sobre a religião do outro para assim conhecermos também com maior abrangência a nossa. Não podemos mais aceitar o preconceito e a intolerância que essas religiões sofrem. Temos o direito de ir e vir, o direito de expressão e, portanto é nosso dever como educador mostrar a importância dessas religiões para a cultura brasileira para que estas deixem de ser alvos de acusações infundidas, como as religiões que pregam o culto ao demônio e que muitas vezes seus seguidores são alvos de agressões como perseguições e violência física.

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Publicado

2012-08-19

Edição

Seção

Educação e Relações Étnico-Raciais