COTAS PARA QUÊ?
Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre ações afirmativas, com recorte para as cotas raciais, um dos temas que têm sido causa de muita divergência entre a população brasileira em geral, e principalmente no âmbito acadêmico. Discutir as políticas de cotas raciais no Brasil, tem apresentado diversas dificuldades, entre elas, está o mito da Democracia Racial, que alimenta a ideia de que no nosso país as relações etnicorraciais não influenciam nas relações sociais e políticas da nossa sociedade. Temos como objetivo neste trabalho, refletir sobre a necessidade da adoção das políticas de cotas raciais no sistema de ensino superior, como forma de combater a desigualdade social, promovendo a oportunidade de acesso e permanência, no ensino público de qualidade. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, realizada a partir de leituras e diálogos com trabalhos sobre a área e análises a relatórios que demonstram a desigualdade racial no meio educacional (Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil; 2009-2010) e dados do IPEA. Faremos uma breve reflexão sobre a História da Educação da população negra no Brasil, E assim, buscaremos argumentar a favor da implementação das cotas raciais, como meio para promoção da ascensão social de quem ainda está à margem na sociedade brasileira, a população negra. Palavras-chave: Ações afirmativas. Cotas raciais. Ensino Superior.Downloads
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