O IMAGINÁRIO DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
Este trabalho é fruto de um projeto ainda em andamento vinculado ao Programa de Licenciatura (PROLICEN) da UFPB. A pesquisa tem como objetivo principal identificar o imaginário dos alunos de Ensino Médio sobre as religiões afro-brasileiras. A partir disso, como objetivos específicos, pretende-se: verificar quais são as concepções sobre as religiões afro-brasileiras presentes; identificar se as religiões afro-brasileiras possuem o estatuto de religião para a maioria dos alunos envolvidos na pesquisa e quais, dentre as várias religiões afro-brasileiras existentes, são as mais conhecidas pelos discentes. Finalmente, ainda buscaremos averiguar se há uma vinculação entre as religiões afro-brasileiras e o mal. O Lyceu paraibano foi a instituição escolhida, em virtude de sua tradição na Paraíba e pela diversidade socioeconômica e cultural característica de seus alunos, advindos de toda grande João Pessoa. No que tange ao aspecto teórico, a pesquisa está amparada por duas frentes de trabalho: de um lado a denominada “teoria geral do imaginário” e de outro a vasta literatura existente sobre as religiões afro-brasileiras, produzidas tanto no âmbito da Antropologia quanto na área de Ciências das Religiões. Também utilizamos referências que discutem o ensino da História e Cultura Afrobrasileira em sala de aula. Já no que se refere à metodologia, utilizamos o método quantitativo-qualitativo através da aplicação de quatro instrumentos. Um voltado para a direção da escola e os outros três aplicados diretamente aos alunos. O primeiro deles tratou-se de um instrumento sócio-demográfico e buscou identificar minimamente os sujeitos da pesquisa. O segundo baseou-se no Teste de Associação Livre de Palavras/Ideias e o último deles buscou apreender informações mais diretas sobre o imaginário acerca das religiões afro-brasileiras. Devido ao caráter inicial da pesquisa, apresentaremos apenas alguns resultados parciais obtidos. Palavras-chave: imaginário, religiões afro-brasileiras, educação.Downloads
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Publicado
2013-03-01
Edição
Seção
Educação, Ações Afirmativas e Relações Etnicorraciais