PRECONCEITO: NINGUÉM NASCE COM ELE! UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A presente análise é resultado das observações realizadas durante o período do Estágio Supervisionado IV, realizado em uma Creche e Pré-Escola localizada na cidade de Campina Grande – PB. O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação e da participação, o licenciando poderá refletir sobre e enxergar futuras ações pedagógicas. O Estágio é importantíssimo na formação do futuro educador, pois através dele o aluno terá seu primeiro contato com a realidade na qual atuará. Assim, sua formação tornar-se-á mais realista, pois ao unir a teoria com a prática, o aluno tem a oportunidade de utilizar tudo o que já foi estudado em uma sala de aula, com alunos “reais”. Desse modo, este trabalho é fruto de uma pesquisa de duplo caráter: Levantamento Diagnóstico e Pesquisa-Ação, já que promove intervenção (através do estágio) na realidade estudada. Os resultados que vamos apresentar neste artigo resultam dos contatos iniciais com o campo (alunos, professores e funcionários da instituição), a partir da observação e das conversas realizadas. Os instrumentos para coleta de dados foram estruturados a partir da leitura e análise de uma série de documentos nacionais e internacionais e uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. A pesquisa viabilizará a identificação dos obstáculos e barreiras existentes para a implementação da Lei 10.639/03, imprescindível para construção de uma educação orientada pelo respeito a diferença desde a educação infantil. Acreditando que, criança alguma nasce com preconceito dentro de si, atitudes preconceituosas são construídas socialmente e cabe a nós, professores, lutarmos na construção de cidadãos mais “humanos” e conscientes. PALAVRAS-CHAVE: Lei 10.639/03. Educação Infantil. Relações Etnicorraciais.Downloads
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