LITERATURA E ESCOLA: UM INSTRUMENTO PARA AÇÕES AFIRMATIVAS NAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS
Resumo
As Orientações Curriculares Nacionais, assim como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana apontam para uma das principais finalidades do Ensino Médio: a formação do cidadão crítico, capaz de ler o mundo através de suas diferentes formas de representação para assim poder interferir conscientemente nas situações concretas que a vida em sociedade proporciona. Assim, partindo do pressuposto, como afirma Silva (2008), de que o domínio da leitura torna-se necessidade numa democracia em que a justiça social é urgente, em que se espera de cada indivíduo a compreensão e a habilidade no manejo das linguagens para que possa inserir-se numa sociedade tecnocrata e interferir nas transformações culturais de um mundo globalizado, precisamos repensar qual o papel da literatura para a formação de uma cidadania justa, igualitária, positiva e solidária. Nesse sentido, pretendemos demonstrar como a literatura em diálogo com outras linguagens pode ser um instrumento para a promoção de ações afirmativas nas relações etnicorraciais em sala de aula, através do desenvolvimento de projetos didáticos, partindo de abordagens teórico-metodológicas como as de Zilberman (2005). Palavras-chave: Literatura – escola – relações etnicorraciais.Downloads
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Publicado
2013-03-01
Edição
Seção
Educação, Ações Afirmativas e Relações Etnicorraciais