A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E OS SABERES SIGNIFICATIVOS NA ESCOLA

Autores

  • Ivonildes da Silva Fonseca

Resumo

O artigo propõe refletir sobre dificuldades de implementação da Lei 10.639/03, a partir de argumentos que enfatizam o desconhecimento da História da África e da cultura afro-brasileira e a dúvida cruel de muitas/os educadoras/es: como trabalhar esses conteúdos atinentes à determinação legal? Portanto, há que se identificar sua opção pelo tipo de diversidade e se acostar a uma metodologia e a uma teoria cuja possibilidade pode ser encontrada na aprendizagem significativa cujo expoente é David Paul Ausubel.

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Biografia do Autor

Ivonildes da Silva Fonseca

Professora na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), lotada no Departamento de Educação, Campus III. É integrante da Bamidelê – Organização de Mulheres Negra na Paraíba e colaboradora no NEABI/UFPB. Lidera o Grupo de pesquisa Dandá Ê, desenvolvendo pesquisas na área da educação das relações étnico-raciais com foco em gênero, representações afro-brasileiras e religiões afro-brasileiras.

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Publicado

2016-03-14

Edição

Seção

Cadernos Afro-Paraibanos