"Esthétique de la Sonorité"; "Educação musical através do teclado"

Autores

  • Carole Gubernikoff UNIRIO
  • Ingrid Emma Perle Barancoski UNIRIO

Resumo

resenha do livro: GUIGUE, Didier. Esthétique de la Sonorité. L’héritage de Debussy dans la musique pour piano du XXe siècle, Paris: L’Harmattan, 2009 por Carole Gubernikoff;

resenha do livro: GONÇALVES, Maria de Lourdes Junqueira, e BARBOSA, Cacilda Borges. Educação musical através do teclado - 4o. Volume - Habilidades funcionais A, e 5o. Volume - Habilidades funcionais B – 1o, 2o, 3o e 4o blocos de atividades. Se- gunda edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: edição das autoras, 2002 e 2004 por Ingrid Barancoski.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carole Gubernikoff, UNIRIO

Possui graduação em Música, Composição, pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) realizado com bolsa especial (CNPq) de doutoramento em Paris, no IRCAM. Sua tese versou sobre o tempo e suas representações na música da segunda metade do século XX. Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, onde atua na graduação e no Programa de Pós Graduação. Realizou pesquisa de Pós Doutorado na Universidade de Columbia, em Nova York, em 1997-1998, quando desenvolveu pesquisa sobre a música espectral e harmonia pós serial e Messiaen. Em 2003 defendeu tese para concurso de titular com o tema Análise Musical e empirismo em obras de Tristan Murail e Rodolfo Caesar onde discute o papel da escuta na análise musical em geral e m particular em obras eletroacústicas. Como pesquisadora de produtividade do CNPq desenvolve pesquisa sobre Pierre Boulez e o pensamento musical da segunda metade do século XX e apartir de 2009 sobre a Reescrita.. Em 2008 realizou estágio pós doutoral CAPES em Paris, na École Normale Sup, em Paris. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Análise e Composição, atuando principalmente nos seguintes temas: análise musical, estética, composição musical, música contemporânea e teoria musical. Além das atividades de ensino e pesquisa tem se dedicado também à organização de eventos na áreas de música e estética contemporâneas, acreditando que a produção de conhecimento inclui o acesso e a divulgação dos produtos científicos oriundos do ensino e da pesquisa. Desde maio de 2012 é Decana do Centro de Letras e Artes da UNIRIO.


Ingrid Emma Perle Barancoski, UNIRIO

Pianista paranaense, Ingrid Barancoski é Doutora em Piano pela Universidade do Arizona (com concentração secundária em Teoria da música) e Mestre em Artes-Música pela Eastern Illinois University. Participou também de renomados festivais, como o Cliburn Piano Institute (EUA) e Centre Acanthes (França), e de master classes com Ivonne-Loriod Messiaen, Roger Muraro, Ian Hobson e Bruno Canino, entre outros. É detentora de premiações em vários concursos nacionais e internacionais, entre os quais The President´s Competition (Universidade do Arizona, EUA) e IBLA Grand Prize (Ragusa-Ibla, Itália). Suas atividades incluem concertos como solista e camerista. Já atuou com diversas orquestras como a Sinfonia Cultura, a Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais, a Orquestra da Universidade do Arizona, a Orquestra de Câmera de Curitiba e a Orquestra Sinfônica Nacional, sob a regência de Lutero Rodrigues, Roberto Duarte, Dario Sotero Calvo e John Roscigno. Como camerista atuou ao lado de músicos como a soprano Martha Herr, a violinista Constanza Prado e o flautista Helder Parente. Suas inúmeras apresentações solo incluem recital na série Dame Myra Hess Memorial Concerts (Chicago Cultural Center, EUA) e apresentações em diversos estados e capitais brasileiras, além de México, Venezuela, Itália, Alemanha e Estados Unidos. Seu repertório abrange todos os períodos estilísticos, de Scarlatti a Boulez, com especial interesse para a música contemporânea e a música brasileira. Já executou mais de 25 estréias nacionais e mundiais de obras de compositores como Almeida Prado, Marlos Nobre, Roberto Victorio, Dawid Korenchendler, Agnaldo Ribeiro, Antonio Celso Ribeiro, Ricardo Tacuchian, Silvio Ferraz e George Walker. Vários compositores tem dedicado obras a ela como Almeida Prado, Ricardo Tacuchian, Orlando Alves e Roberto Victorio. Dentre os festivais em que já atuou como docente e/ou concertista estão o Festival Virtuosi, a Oficina de Música de Curitiba, o Festival de Artes da UFPR, o Festival de Inverno do Rio, o Festival de Música de Câmera de Curitiba e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. Desde 1998 atua como docente do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, com atuação nas áreas de piano, música de câmera, história da música, práticas interpretativas e pedagogia do piano. Dedica-se igualmente à pesquisa. Seus interesses abrangem, entre outros, a música contemporânea e sua utilização pedagógica no ensino de instrumentos. Em 2014 realizou master classes e conferências na Escola de Música de Karlsruhe sobre a música de Almeida Prado. Tem participado de congressos internacionais como a última Conferência Internacional da College Music Society (Buenos Aires, 2013), o IV Simpósio Internacional de Música Latino-Americana (Universidade do Arizona, EUA, 2013), Music & the Moving Image 2014 (New York University, EUA) e tem vários artigos publicados em periódicos especializados da área. É afiliada da College Music Society (onde é membro da comissão de assuntos internacionais), do Centre International Nadia et Lili Boulanger e da ANPPOM.

Downloads

Publicado

2013-02-01

Edição

Seção

Resenhas