GÊNEROS DO DISCURSO: UMA APROPRIAÇÃO/PROPOSTA DOS PARÂMETROS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO DE LÍNGUA(GEM)

Autores

  • Wilza Karla Leão de Macedo
  • Vânia Lúcia Menezes Torga

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma noção acerca dos gêneros do discurso, considerando pressupostos bakhtinianos sobre língua(gem). Em uma perspectiva dialógica, será identificado o que prescrevem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa (LP) quanto aos gêneros discursivos e como esses se apresentam, no parâmetro, como uma proposta de ensino de língua. Como resultado obtido, mediante análise, observou-se que o parâmetro viabiliza o entendimento de que o ensino de língua(gem) não deve ser construído na neutralidade, com base nos “arquivos” contidos na gramática normativa. Assim, propõe um ensino considerando o texto - os gêneros do discurso - como portador de vozes que concebe o diálogo, a dinâmica discursiva entre o eu e o outro, a condição de réplica, de uma tomada de posição que gera outros textos.

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Publicado

2011-09-29

Como Citar

LEÃO DE MACEDO, W. K.; TORGA, V. L. M. GÊNEROS DO DISCURSO: UMA APROPRIAÇÃO/PROPOSTA DOS PARÂMETROS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO DE LÍNGUA(GEM). DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/10300. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos