Notícias

Chamada para o dossiê “Clarice & Hilda: da exaustão da palavra à efervescência do desejo”.

2020-08-15

Comunicamos que o período de submissão para o dossiê “Clarice & Hilda: da exaustão da palavra à efervescência do desejo” foi prorrogado até 31/10/2020.

Rivais? Concorrentes? Adversárias? A crítica não especializada, como de praxe, mergulhada em más intenções, fez pairar sobre Clarice Lispector e Hilda Hilst um imaginário assaz criativo, repleto de batalhas, querelas e, por incrível que pareça, disputas amorosas... Todavia, essas mulheres se revelaram sempre inócuas frente a uma avalanche de palavras mal(ditas) e informações desencontradas. Clarice & Hilda ou Hilda & Clarice ocupam lugares ímpares na cartografia literária brasileira. Mulheres que, ao seu modo, transformaram a palavra em substrato vivo, dinâmico, poético, capaz de erigir mundos adoecidos, paisagens cáusticas, assim como criar refúgios plácidos e quadros encantadores. Ambas abalam, conspurcam, terrificam, pervertem, aviltam, profanam o signo e, com efeito, sacralizam, acolhem, reabilitam o desejo. Dessas reflexões, resulta a proposta do novo dossiê da “Revista DLCV – Língua, Linguística e Literatura”, dedicado à potência das escrituras lispectoriana e hilstiana, exploradas isoladamente ou em cotejo. Receberemos artigos inéditos, cujas discussões homenageiem a grandiosidade de Clarice e Hilda que, neste ano, aniversariam.

Organizadores: Profa. Dra. Ana Cláudia Félix Gualberto e Prof. Dr. Hermano de França Rodrigues.

Novo prazo para envio de submissões: 31 de outubro de 2020.

 

Saiba mais sobre Chamada para o dossiê “Clarice & Hilda: da exaustão da palavra à efervescência do desejo”.

A Revista DLCV - Língua, Linguística & Literatura tem como objetivo divulgar estudos inéditos de caráter teórico, experimental ou aplicado, na área de Linguística, Literaturas e Letras Clássicas. A Revista é vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e ao Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da UFPB, e publica artigos, ensaios, traduções, entrevistas e resenhas elaborados por profissionais vinculados ao ensino e à pesquisa nas áreas em questão, garantindo, assim, efetiva diversidade de temas e a livre afiliação teórica dos autores, zelando pela qualidade das discussões através de uma rigorosa seleção dos textos submetidos à publicação.