AS CAÇADAS DE PEDRINHO ATRAVÉS DA TEORIA DO EFEITO: O QUE PENSAM AS CRIANÇAS?

Autores

  • Camila Lopes Matos

Palavras-chave:

Monteiro Lobato. Literatura. Teoria da Recepção.

Resumo

A pesquisa discute a recepção das crianças de um texto literário marcado por conotações pejorativas e estereotipadas de raça e etnia. Analisa a visão preconceituosa ou racista formulada pela criança, tendo como mediador de tal construção o texto literário e suas representações pelo efeito causado nas mesmas. O foco incide no autor Monteiro Lobato e questiona sua capacidade de influenciação através de sua narrativa. O corpo argumentativo sustenta-se nas pesquisas de Hans Robert Jauss, Wolfgang Iser, Jean Piaget e Terry Eagleton. A pesquisa identificou através da interpretação dos questionários, a não manifestação de posições discriminatórias no universo elencado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-02-28

Como Citar

MATOS, C. L. AS CAÇADAS DE PEDRINHO ATRAVÉS DA TEORIA DO EFEITO: O QUE PENSAM AS CRIANÇAS?. DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 2, p. 117–128, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/10747. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos