AS CAÇADAS DE PEDRINHO ATRAVÉS DA TEORIA DO EFEITO: O QUE PENSAM AS CRIANÇAS?

  • Camila Lopes Matos
Palavras-chave: Monteiro Lobato. Literatura. Teoria da Recepção.

Resumo

A pesquisa discute a recepção das crianças de um texto literário marcado por conotações pejorativas e estereotipadas de raça e etnia. Analisa a visão preconceituosa ou racista formulada pela criança, tendo como mediador de tal construção o texto literário e suas representações pelo efeito causado nas mesmas. O foco incide no autor Monteiro Lobato e questiona sua capacidade de influenciação através de sua narrativa. O corpo argumentativo sustenta-se nas pesquisas de Hans Robert Jauss, Wolfgang Iser, Jean Piaget e Terry Eagleton. A pesquisa identificou através da interpretação dos questionários, a não manifestação de posições discriminatórias no universo elencado.
Publicado
2012-02-28
Como Citar
Matos, C. L. (2012). AS CAÇADAS DE PEDRINHO ATRAVÉS DA TEORIA DO EFEITO: O QUE PENSAM AS CRIANÇAS?. DLCV - Língua, Linguística & Literatura, 8(2), 117-128. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/10747
Seção
Artigos