UMA COMPILAÇÃO DAS DIFERENTES CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUA(GEM)

Autores

  • Elaine Ferreira do Vale Borges Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Aquisição da linguagem

Resumo

Este artigo realiza uma compilação de discussões disponíveis na literatura sobre as diferentes concepções epistemologias de aquisição e desenvolvimento da lingua(gem) – empirismo, racionalismo e interacionismo. Dentro de cada concepção, são destacados as principais teorias linguísticas e princípios fundamentais que regem a compreensão do que se entende como estágio inicial do processo de aquisição na relação sintaxe-semântica-pragmática. Ao final, o paradigma contemporâneo da complexidade, que tende à junção das concepções enfatizadas aqui na compreensão do fenômeno da aquisição e desenvolvimento da lingua(gem), é brevemente abordado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Ferreira do Vale Borges, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Elaine Ferreira do Vale Borges é bacharel e licenciada em Letras pela UNESP. Possui mestrado em Linguística Aplicada pela UNICAMP e doutorado em Educação pela USP. Fez estágio doutoral na Universidade de Murcia (Espanha) e residência pós-doutoral na UFMG, desenvolvendo pesquisa sobre lingua(gem) e complexidade. Trabalhou como teacher assistent no The Joseph H. Lauder Institute of Managment and International Studies da Universidade da Pennsylvania (EUA). Ministrou cursos de extensão no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP e aulas no curso de graduação em Letras da UFMG. Foi diretora cultural da APLIESP (2001-2003). Atualmente, aguarda nomeação para a carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Estado do Paraná, na UEPG, no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Downloads

Publicado

2013-06-27

Como Citar

BORGES, E. F. do V. UMA COMPILAÇÃO DAS DIFERENTES CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUA(GEM). DLCV, João Pessoa, PB, v. 10, n. 1-2, p. 09–18, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/11697. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos