COMPREENDENDO A ATENÇÃO CONJUNTA E AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM NAS ESPECIFICIDADES DA CEGUEIRA
Palavras-chave:
atenção conjunta, aquisição da linguagem, criança cega.Resumo
Este artigo tem como objetivo principal compreender a atenção conjunta e aquisição da linguagem em criança cega. Para isso, realizamos uma investigação longitudinal, cujo corpus foi composto por registros videografados, de situações cotidianas ocorridas com a díade mãe-criança cega no ambiente domiciliar por um período de aproximadamente um ano. Fundamentamos nosso estudo na perspectiva sociocognitiva, proposta por Tomasello (1995, 2003), considerando suas contribuições acerca da atenção conjunta. Nossos dados mostraram que situações de engajamento na interação de atenção conjunta com a mãe contribuíram para aquisições verbais da criança; que essas situações envolveram a integração de elementos multimodais maternos e os da criança; entre os quais o toque teve papel de destaque ao substituir o estatuto do olhar. Esperamos que essas constatações favoreçam reflexões para se pensar em caminhos alternativos para engajar a criança cega em cenas de atenção conjunta, contribuindo para a aquisição da linguagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-06-27
Como Citar
DA FONTE, R. F. L. COMPREENDENDO A ATENÇÃO CONJUNTA E AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM NAS ESPECIFICIDADES DA CEGUEIRA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 10, n. 1-2, p. 33–46, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/12240. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.