IMAGEM, DISCURSO E SIGNIFICAÇÃO: RELAÇÕES ENTRE SUJEITOS NA TESSITURA DOS SENTIDOS
Palavras-chave:
Estudos discursivos. Imagem. Interpretações.Resumo
presente trabalho descritivo e interpretativo de abordagem qualitativa se insere na linha dos estudos discursivos, tem por base a Análise do Discurso de linha francesa de Michel Pêcheux e pretende discutir as relações entre sujeito, imagem e interpretação. Com vistas a contribuir para os estudos deste campo, sobretudo no que se refere ao estudo das imagens articuladas com discursos verbais, far-se-á uma análise descritiva com base parcial da bibliografia teórica de autores que dialoguem com a AD francesa visando lançar luzes para a materialidade de análise. Munidos deste aporte teórico-metodológico, charges que contenha discursos verbais e não-verbais de representação do mundo devem ser percebidas enquanto elementos articulados que colaboram entre si no instante da interpretação e não como elementos hierarquizados um sobre o outro. Desse modo, procura-se destacar as diferenciações do discurso verbal e não-verbal considerando-os exteriores à língua materializados em enunciados com características específicas (re)produtoras de sentidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-08-15
Como Citar
SILVEIRA, E. L.; SCHNEIDER DUARTE, A. M. IMAGEM, DISCURSO E SIGNIFICAÇÃO: RELAÇÕES ENTRE SUJEITOS NA TESSITURA DOS SENTIDOS. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 11–23, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/13732. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.