IMAGEM, DISCURSO E SIGNIFICAÇÃO: RELAÇÕES ENTRE SUJEITOS NA TESSITURA DOS SENTIDOS

Autores

  • Ederson Luís Silveira Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC
  • Aquelle Miranda Schneider Duarte Centro Latino Americano de Economía Humana

Palavras-chave:

Estudos discursivos. Imagem. Interpretações.

Resumo

presente trabalho descritivo e interpretativo de abordagem qualitativa se insere na linha dos estudos discursivos, tem por base a Análise do Discurso de linha francesa de Michel Pêcheux e pretende discutir as relações entre sujeito, imagem e interpretação. Com vistas a contribuir para os estudos deste campo, sobretudo no que se refere ao estudo das imagens articuladas com discursos verbais, far-se-á uma análise descritiva com base parcial da bibliografia teórica de autores que dialoguem com a AD francesa visando lançar luzes para a materialidade de análise. Munidos deste aporte teórico-metodológico, charges que contenha discursos verbais e não-verbais de representação do mundo devem ser percebidas enquanto elementos articulados que colaboram entre si no instante da interpretação e não como elementos hierarquizados um sobre o outro. Desse modo, procura-se destacar as diferenciações do discurso verbal e não-verbal considerando-os exteriores à língua materializados em enunciados com características específicas (re)produtoras de sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ederson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC

Atualmente é Mestrando em Linguística pela UFSC, Pós-graduando em Ontologia e Epistemologia, graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG (RS) membro da Associação Brasileira de Linguística Aplicada - ALAB e do FORMATE/GESTAR- Grupo de Estudos em Territorialidades, Infâncias e Formação Docente da UESB.

Aquelle Miranda Schneider Duarte, Centro Latino Americano de Economía Humana

Mestrado profissionalizante em andamento em Maestria em politica y gestion de la educacion pelo CENTRO LATINOAMERICANO DE ECONOMÍA HUMANA, CLAEH, Uruguai. Especialização em Gestão escolar pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e atualmente é professora do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Espanhola e Língua Inglesa. Tutora de pós graduação da Faculdade Internacional de Curitiba e professora - Colégio Nossa Senhora Medianeira - RS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês e Espanhol. Atua também como professora de Literatura. Possui grande experiência na área do Ensino à Distância - EAD.

Downloads

Publicado

2014-08-15

Como Citar

SILVEIRA, E. L.; SCHNEIDER DUARTE, A. M. IMAGEM, DISCURSO E SIGNIFICAÇÃO: RELAÇÕES ENTRE SUJEITOS NA TESSITURA DOS SENTIDOS. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 11–23, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/13732. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos