O MODELO COGNITIVO IDEALIZADO NO PROCESSAMENTO METAFÓRICO

Autores

  • Natália Elvira Sperandio Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Categorização, Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados, Modelo Metafórico.

Resumo

O presente artigo possui como principal objetivo produzir uma discussão acerca do processo de construção de sentido a partir de sua dimensão cognitiva. Com essa finalidade recorremos à Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados (TMCI), em especial ao modelo metafórico. A partir da discussão teórica e análise desenvolvida observamos que as categorias resultantes do modelo metafórico são construídas de forma indireta; que diferentes modelos, e submodelos, são utilizados em sua estrutura e organização; como também a presença de duas estruturas provenientes do modelo cognitivo de imagem esquemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Elvira Sperandio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduada em Letras pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Mestre em letras (área: discurso e representação social) pela mesma universidade. Doutoranda em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2014-08-15

Como Citar

SPERANDIO, N. E. O MODELO COGNITIVO IDEALIZADO NO PROCESSAMENTO METAFÓRICO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 75–96, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/15797. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos