ATOS DE NEGAR: UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO FUNCIONAL
Palavras-chave:
atos de negar, ensino de PLM e PL2, discursoResumo
Este trabalho apresenta uma proposta de categorização funcional para os elementos que envolvem o processo de construção dos atos de negar no português do Brasil, a partir da análise de uma entrevista exibida pela TVE Brasil. A negação foi investigada nas gramáticas destinadas ao ensino de português como língua materna e como segunda língua para estrangeiros e em obras que tratam do assunto do ponto de vista linguístico. A partir da tipologia de atos de negar encontrada na pesquisa, propomos uma análise interpretativa de discordância e de asserção negativa com base em estudos teóricos advindos da Sociolínguística Interacional, em que consideramos os conceitos de face e de estratégias de polidez e envolvimento (Goffman, 1980 [1967], Brown & Levinson, 1987 e Tannen, 1984 e 1989), da Análise da Conversação, com base nos conceitos de concordância e discordância (Freitas, 2000 e Pomerantz, 1984) e da Antropologia Social, valendo-nos da dicotomia indivíduo/pessoa (DaMatta, 1997).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-08-15
Como Citar
ALBUQUERQUE, A. F. de S. ATOS DE NEGAR: UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO FUNCIONAL. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 163–181, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/17301. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.