O GESTO APONTAR COMO CATALIZADOR NAS CENAS DE ATENÇÃO CONJUNTA NAS INTERAÇÕES MÃE-BEBÊ

Autores

  • Jan Edson Rodrigues-Leite
  • Kátia Araújo de Lima
  • Thalita Maria Lucindo Aureliano
  • Valdenice Pereira de Lima

Palavras-chave:

apontar, atenção conjunta, aquisição da linguagem.

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo compreender a relação entre a emergência do apontar e das holófrases para o processo de aquisição da linguagem, bem como relacionar a tipologia de apontares que emergem na primeira infância com os fragmentos enunciativos do bebê. Tomamos como um dos aparatos teóricos Tomasello (2003), que afirma haver um período de desenvolvimento cognitivo intenso das crianças a partir dos nove meses, no qual podemos supor que o infante começa a se inserir em práticas intersubjetivas envolvendo o outro como interlocutor em cenas de atenção conjunta e dessa forma passando a participar de maneira interativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jan Edson Rodrigues-Leite

Possui graduação em Letras (Inglês/Português), é Bacharel em Direito, e tem Mestrado em Letras/Lingüistica pela Universidade Federal da Paraíba. É doutor em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Adjunto de Lingüística e Português do Departamento de Letras da Universidade Federal da Paraíba, atuando na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Lingüística. É orientador de Doutorado, Mestrado e de Iniciação Científica. Coordena projetos de pesquisa na área de Lingüística Cognitiva. É editor da revista Língua, Lingüística e Literatura, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição social, interação social, conceptualização, e construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

2013-12-13

Como Citar

RODRIGUES-LEITE, J. E.; LIMA, K. A. de; AURELIANO, T. M. L.; LIMA, V. P. de. O GESTO APONTAR COMO CATALIZADOR NAS CENAS DE ATENÇÃO CONJUNTA NAS INTERAÇÕES MÃE-BEBÊ. DLCV, João Pessoa, PB, v. 10, n. 1-2, p. 121–125, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/17447. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)