O GESTO APONTAR COMO CATALIZADOR NAS CENAS DE ATENÇÃO CONJUNTA NAS INTERAÇÕES MÃE-BEBÊ
Palavras-chave:
apontar, atenção conjunta, aquisição da linguagem.Resumo
O presente ensaio tem por objetivo compreender a relação entre a emergência do apontar e das holófrases para o processo de aquisição da linguagem, bem como relacionar a tipologia de apontares que emergem na primeira infância com os fragmentos enunciativos do bebê. Tomamos como um dos aparatos teóricos Tomasello (2003), que afirma haver um período de desenvolvimento cognitivo intenso das crianças a partir dos nove meses, no qual podemos supor que o infante começa a se inserir em práticas intersubjetivas envolvendo o outro como interlocutor em cenas de atenção conjunta e dessa forma passando a participar de maneira interativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-13
Como Citar
RODRIGUES-LEITE, J. E.; LIMA, K. A. de; AURELIANO, T. M. L.; LIMA, V. P. de. O GESTO APONTAR COMO CATALIZADOR NAS CENAS DE ATENÇÃO CONJUNTA NAS INTERAÇÕES MÃE-BEBÊ. DLCV, João Pessoa, PB, v. 10, n. 1-2, p. 121–125, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/17447. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Ensaio
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.