OPERADORES ASPECTUAIS E INTERPRETAÇÃO DO PREDICADO

Autores

  • Almir Almeida de Oliveira Ufal

Palavras-chave:

Operadores Aspectuais, Semântica, Sintaxe

Resumo

O objeto de reflexão deste artigo é o predicado que autoriza uma interpretação temporal de futuro por intermédio de adjuntos adverbiais de tempo, que atuam como Operadores Aspectuais, mesmo com verbos no presente. Adotamos os pressupostos teóricos do gerativismo sob uma interface sintático-semântica do léxico para analisar os contextos estruturais em que as sentenças com tempo verbal no presente permitem uma interpretação aspectual em função do futuro. Utilizamos o método hipotético-dedutivo, a partir de dados de introspecção, para evidenciar que essa leitura aspectual do predicado é possível dependendo do tipo de verbo. Dessa forma, é realizada uma análise estrutural a partir de um esquema de léxico que busca não só explicar como cada elemento da sentença se comporta a fim de autorizar a interpretação do predicado, como também mostrar por que em algumas sentenças essa leitura aspectual não é permitida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almir Almeida de Oliveira, Ufal

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL e Mestre em Letras e Linguística pela mesma instituição (2012).

Downloads

Publicado

2014-08-15

Como Citar

DE OLIVEIRA, A. A. OPERADORES ASPECTUAIS E INTERPRETAÇÃO DO PREDICADO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 183–211, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/18007. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos