PROCESSO LINGUISTÍCO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA NO INTERACIONISMO DIALÓGICO

Autores

  • Magda Wacemberg Pereira Lima Carvalho UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
  • Glória Maria Monteiro de Carvalho UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
  • Maria de Fátima Vilar de Melo UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

Palavras-chave:

Aquisição da linguagem, Interacionismos, Aquisição da Escrita

Resumo

Este estudo propõe-se a compreender o processo de aquisição e funcionamento da escrita em crianças recém-inseridas no universo linguístico. Para isso, refletiu-se sobre o processo de Aquisição da Linguagem a partir de pesquisas filiadas ao Interacionismo Dialógico de base estruturalista, ressignificado pela Psicanálise Lacaniana. Para esta análise foram selecionados dois textos produzidos por uma criança de quatro anos, que conhece as letras, mas que não as fonetiza. Ao final, percebeu-se que embora ainda não alfabetizada a criança escreve a partir de uma cadeia de significantes aos quais atribui significado. Com isso, a criança revela conhecer a sistematicidade e o funcionamento da escrita no processo linguístico da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Wacemberg Pereira Lima Carvalho, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

Aluna do Programa de Pós-Graduação (strictu sensu) em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, desenvolvendo estudos na linha de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem.

Glória Maria Monteiro de Carvalho, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Pós- doutora em aquisição de linguagem pela Universidade Estadual de Campinas-Instituto de Estudos da Linguagem. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, pesquisador 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, sócio efetivo da ALFA - Associação de Linguística e filologia da América Latina e sócio efetivo do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na psicanálise, atuando em aquisição de linguagem, principalmente, nos seguintes temas: aquisição de linguagem e o estatuto do investigador, autismo, aquisição de linguagem e erro.

Maria de Fátima Vilar de Melo, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

Doutora em Psicologia pela Université René Descartes - Paris V - Sorbonne (1998-1999), Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1985). Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Católica de Pernambuco, trabalha no Curso de Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem.

Downloads

Publicado

2014-08-15

Como Citar

PEREIRA LIMA CARVALHO, M. W.; MONTEIRO DE CARVALHO, G. M.; DE MELO, M. de F. V. PROCESSO LINGUISTÍCO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA NO INTERACIONISMO DIALÓGICO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 213–224, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/18488. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)