O TEXTO LITERÁRIO COMO EXEMPLO DE BOA LINGUAGEM NAS GRAMÁTICAS: UMA INCURSÃO NA HISTÓRIA.

Autores

  • Rejane Rodrigues Almeida de Medeiros UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

história da linguística, história da gramática, gramática e literatura, exemplos literários nas gramáticas, ensino de língua.

Resumo

O objetivo deste artigo é observar a ocorrência de excertos literários como exemplos de boa linguagem nas gramáticas, bem como discutir a relação entre literatura e gramática na tradição do pensamento linguístico ocidental, a partir de uma breve análise de três obras que se situam em momentos importantes da historiografia linguística, a saber: Techné grammatiké, de Dionísio Trácio (sec. II-I a. C.), Institutiones grammaticae, de Prisciano (sec. V d. C.) e Arte da grammatica da lingua portugueza, de Antonio José dos Reis Lobato (sec. XVIII).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Rodrigues Almeida de Medeiros, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda e bolsista da CAPES, desenvolve pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Downloads

Publicado

2017-01-20

Como Citar

MEDEIROS, R. R. A. de. O TEXTO LITERÁRIO COMO EXEMPLO DE BOA LINGUAGEM NAS GRAMÁTICAS: UMA INCURSÃO NA HISTÓRIA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 2, p. 79–96, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/18675. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos