AUTOR, NARRADOR E LEITOR EM “AS IRMÃS VANE” E EM “OS AMIGOS DOS AMIGOS”

Autores

  • Ana Luíza Duarte de Brito Drummond Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Narração, Leitor, Autor, Narrador não confiável.

Resumo

Resumo: A partir dos contos “As irmãs Vane”, de Nabokov, e “Os amigos dos amigos”, de Henry James, este trabalho faz uma análise do papel do autor, do narrador e do leitor em situações narrativas em que o narrador-personagem não é digno da confiança do leitor. Para isso, utilizamos como arcabouço teórico o estudo de Booth sobre o narrador fidedigno. Utilizamos, ainda, a teoria de Ceserani como suporte ao entendimento do modo fantástico, ao qual ambos os contos pertencem. As leituras de Calvino, do conto de James, e de Bloom, do conto de Nabokov, fazem parte da bibliografia crítica e nos permitem comparar os dois contos e perceber neles configurações muito próximas, sempre ligadas às instâncias autor/narrador/leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luíza Duarte de Brito Drummond, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciada em Língua Portuguesa e Bacharel em Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-01-16

Como Citar

DRUMMOND, A. L. D. de B. AUTOR, NARRADOR E LEITOR EM “AS IRMÃS VANE” E EM “OS AMIGOS DOS AMIGOS”. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 97–117, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/19878. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos