AUTOR, NARRADOR E LEITOR EM “AS IRMÃS VANE” E EM “OS AMIGOS DOS AMIGOS”

  • Ana Luíza Duarte de Brito Drummond Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Narração, Leitor, Autor, Narrador não confiável.

Resumo

Resumo: A partir dos contos “As irmãs Vane”, de Nabokov, e “Os amigos dos amigos”, de Henry James, este trabalho faz uma análise do papel do autor, do narrador e do leitor em situações narrativas em que o narrador-personagem não é digno da confiança do leitor. Para isso, utilizamos como arcabouço teórico o estudo de Booth sobre o narrador fidedigno. Utilizamos, ainda, a teoria de Ceserani como suporte ao entendimento do modo fantástico, ao qual ambos os contos pertencem. As leituras de Calvino, do conto de James, e de Bloom, do conto de Nabokov, fazem parte da bibliografia crítica e nos permitem comparar os dois contos e perceber neles configurações muito próximas, sempre ligadas às instâncias autor/narrador/leitor.

Biografia do Autor

Ana Luíza Duarte de Brito Drummond, Universidade Federal de Minas Gerais
Mestranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciada em Língua Portuguesa e Bacharel em Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto.
Publicado
2017-01-16
Como Citar
Drummond, A. L. D. de B. (2017). AUTOR, NARRADOR E LEITOR EM “AS IRMÃS VANE” E EM “OS AMIGOS DOS AMIGOS”. DLCV - Língua, Linguística & Literatura, 11(1), 97-117. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/19878
Seção
Artigos