O PAPEL DA EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O ENSAIO SOBRE O ENTENDIMENTO HUMANO DE JOHN LOCKE E AS TEORIAS DA LINGUÍSTICA COGNITIVA

Autores

  • Aline Nardes dos Santos Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Resumo

este ensaio tem por objetivo refletir sobre os preceitos do filósofo empirista John Locke, publicados na obra Ensaio sobre o entendimento humano (1690), e sua relação com a Linguística Cognitiva (LC), modelo que abarca diversas teorias em torno de uma visão experiencialista da linguagem e, portanto, do processo da categorização, relativo à habilidade humana de agrupar diferentes entidades como sendo instâncias da mesma espécie. Aponta-se que ambas as abordagens atribuem à experiência um papel crucial no que tange à criação das estruturas categoriais. Tanto para Locke quanto para a Linguística Cognitiva, não se pode conceber categorização sem se considerarem as construções realizadas pelos sujeitos ao interagirem com o mundo e também com a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Nardes dos Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Downloads

Publicado

2016-10-05

Como Citar

SANTOS, A. N. dos. O PAPEL DA EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O ENSAIO SOBRE O ENTENDIMENTO HUMANO DE JOHN LOCKE E AS TEORIAS DA LINGUÍSTICA COGNITIVA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 2, p. 115–130, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/21995. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos