Análise de sentido do texto verbo-visual da obra artística de Deivid Pereira

Autores

  • Margarida Rodrigues de Andrade Borges IFPB
  • Edneia Alves UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2019v15n1.43353

Resumo

Representações imagéticas são formas que o homem utiliza para expressar pensamentos, ideias e consequentemente comunicação. Nosso trabalho objetiva analisar a produção de sentido presente na obra artística produzida por Deivid Pereira, artista surdo. Como objetivos específicos, buscamos verificar a relação de sentido entre a expressão verbo-visual, discutir sobre os aspectos polifônicos e analisar a intertextualidade presente, que por sua vez, é composta por recursos imagéticos fortemente atrelados à realidade cultural dos sujeitos surdos. Adotamos a pesquisa qualitativa com análise de sentido baseados na teoria de Bakhtin, por enfatizar aspectos subjetivos do corpus. Compreendemos que trata-se de uma obra verbo-visual intertextual e polifônica composta por elementos de cultura surda como imagens e escrita de sinais. O principal sentido foi representado por meio de linguagem visual – desenho do Pinóquio – e do texto verbal – a escrita de sinais, emergindo da obra o sentido da comemoração do dia da mentira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarida Rodrigues de Andrade Borges, IFPB

Especialista em tradução e Interpretação Libras/ Português e Português /Libras pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa - Cintep em 2017. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA em 2016. Graduada no curso de Licenciatura em Letras Libras pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB na modalidade EaD. Atuando como Tradutor Intérprete de Libras em caráter efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB / Campus Campina Grande.

Edneia Alves, UFPB

Graduada em Licenciatura em Letras com habilitação dupla (português e inglês) pela Universidade Federal de Pernambuco em 2002, Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba em 2008 (tema de pesquisa: avaliação do bolsa família) e Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (tema de pesquisa: Educação de surdos). Professora de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Universidade Federal da Paraíba, em 2016. Vinculada ao Departamento de Línguas de Sinais (DLS) no Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), Campus I - João Pessoa. Coordena os projetos Letramento do surdo por meio dos gêneros textuais do cotidiano e o projeto Recurso didático para o ensino ao surdo. Professora da Pós-Graduação em Letras - PPGL da UFPB.

Downloads

Publicado

2019-09-12

Como Citar

BORGES, M. R. de A.; ALVES, E. Análise de sentido do texto verbo-visual da obra artística de Deivid Pereira. DLCV, João Pessoa, PB, v. 15, n. 1, p. 29–47, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2019v15n1.43353. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/43353. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos