A REPRESENTAÇÃO DO AMOR NA TRANSITIVIDADE: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS E METÁFORAS IDEACIONAIS EM CANÇÕES DE FUNK E MPB

Autores

  • Cinara Monteiro Cortez

Resumo

O presente artigo insere-se no âmbito dos estudos de orientação funcionalista, mais especificamente a Lingüística Sistêmico Funcional, e foca a representação do amor através da transitividade em canções de funk e MPB, de autoria de Mc Marcinho e Jorge Vercilo, respectivamente. A análise objetiva demonstrar similaridades e diferenças nas escolhas léxico-gramaticais entre os dois compositores, através de análises quantitativa e qualitativa dos processos e metáforas ideacionais. Considerações relevantes são apresentadas, a partir das análises, sobre o processo de expressão e significação em ambos os compositores. Os dados apresentam diferenças do uso da língua e na representação de mundo e do amor nos dois gêneros investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2010-12-01

Como Citar

CORTEZ, C. M. A REPRESENTAÇÃO DO AMOR NA TRANSITIVIDADE: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS E METÁFORAS IDEACIONAIS EM CANÇÕES DE FUNK E MPB. DLCV, João Pessoa, PB, v. 7, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/4545. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos