OS BENDITOS POPULARES NO PROCESSO DE MOVÊNCIA E MANUTENÇÃO DA CULTURA

Autores

  • Lucrécio Araújo de Sá Júnior
  • Beliza Áurea de Arruda Mello

Resumo

Este estudo busca compreender os entrelaçamentos da memória e do imaginário social das produções simbólicas do canto popular religioso denominado bendito. Neste sentido, o objetivo é mostrar que, para definir este gênero é preciso considerar as dimensões de seu uso enquanto representação social e manifestação discursiva; a prática ritual do bendito está indissociavelmente ligada às tradições culturais que culminam em construções identitárias. Nesta perspectiva aqui se relaciona a noção de gênero pelo que constitui o uso do texto oral em situação de “interação”, processos dialógicos em sua complexidade.

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Publicado

2011-09-29

Como Citar

SÁ JÚNIOR, L. A. de; MELLO, B. Áurea de A. OS BENDITOS POPULARES NO PROCESSO DE MOVÊNCIA E MANUTENÇÃO DA CULTURA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/4733. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos