NO CINEMA COM SAUSSURE E LACAN: O SISTEMA QUE MOVE A LÍNGUA E O INCONSCIENTE
Resumo
A presente pesquisa contribui com a aproximação que fazemos entre a linguística saussuriana e a psicanálise lacaniana, com uma melhor compreensão desta estrutura que Lacan diz ser a do inconsciente e que ele mesmo afirma ser semelhante a uma estrutura de linguagem. Analisaremos um filme, segundo as teorias propostas por Saussure (relações sintagmáticas e associativas) e Lacan (movimentos de metáfora e de metonímia). Salientamos que a análise busca inferir dos crimes cometidos pelo assassino (sujeito) do filme Seven, de David Fincher, os movimentos de linguagem, como deslizamentos, tanto do ponto de vista da linguística como do ponto de vista da psicanálise.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2010-12-01
Como Citar
AZEVEDO, N. D.; FERREIRA JÚNIOR, J. T. NO CINEMA COM SAUSSURE E LACAN: O SISTEMA QUE MOVE A LÍNGUA E O INCONSCIENTE. DLCV, João Pessoa, PB, v. 7, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/4739. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.