Tradição oral

inclusão dos mitos e lendas locais nas salas de aula da EJA

Autores

  • Eliana Vasconcelos da Silva Esvael Universidade Federal da Paraíba
  • Maria José Davi Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Josete Marinho de Lucena Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65248

Resumo

A tradição oral, retransmitida por diversas gerações, está presente fortemente na memória coletiva e na cultura brasileira. No entanto, essa sabedoria oral das lendas e dos mitos raramente são abordados em sala de aula. Assim, o referido trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições dos mitos e lendas locais da cidade de Lucena - Paraíba, no ensino da EJA (Educação de Jovens e Adultos) nas aulas de Língua Portuguesa para o aprimoramento das habilidades e competências comunicativas. A metodologia tem como foco a pesquisa qualitativa através do relato de experiência de viés dedutivo e análise qualitativa. É de extrema importância a introdução da oralidade dos mitos e lendas locais em sala de aula, pois se tornará um instrumento de inclusão da tradição oral no âmbito escolar. À luz de autores como: Ecléa Bosi (1994), Maurice Halbwachs (1990) e Thierry Jeantet (1986), entre outros, será fomentado neste trabalho.

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Biografia do Autor

Eliana Vasconcelos da Silva Esvael, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, Brasil (2012).
Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba , Brasil.

Maria José Davi Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Mestrado em Linguística e Ensino pelo MPLE/UFPB.

Josete Marinho de Lucena, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará, Brasil (2008).
PROFESSORA ASSOCIADA IV da Universidade Federal da Paraíba , Brasil, Docente do MPLE.

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

ESVAEL, E. V. da S.; GOMES, M. J. D.; LUCENA, J. M. de. Tradição oral: inclusão dos mitos e lendas locais nas salas de aula da EJA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 18, p. e022010, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65248. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/65248. Acesso em: 27 abr. 2024.