O Hermetismo Como Elemento Fundamental do Ocidente: Um paradoxo entre sua necessidade e sua rejeição

Autores

  • Otávio Santana Vieira Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Esta dissertação tem como objetivo apresentar o Hermetismo não somente como uma corrente filosófica antiga, mas como uma corrente de pensamento que rompe com a racionalidade clássica grega, direcionando-o a uma visão filosófica religiosa, ou a uma religiosidade filosófica, através de uma unificação entre as doutrinas filosóficas e religiosas gregas e egípcias. Os problemas filosóficos de ordem teórica são contrapostos aos problemas acerca do divino e de uma experiencia com a divindade, em suma a uma teologia. O Hermetismo possui como patrono e fundador a figura mítica de Hermes Trismegistos, que sobreviveu conjuntamente com o platonismo, o neoplatonismo, e o aristotelismo ate a idade media gracas alguns canais de transmissão. O Hermetismo ressurgira com maior forca e furor no Renascimento, conformando ou apresentando uma revelação primordial pre-crista chamada de prisca theologia ou primeira teologia. O Hermetismo se tornou no Renascimento o centro de um reavivamento ou reatualização do pensamento teológico-metafísico antigo que pretendia buscar uma nova maneira de interpretar o cristianismo de então. Desta forma foi a base de uma hermenêutica geradora de sentido e unificação, alem de promovedora de afirmativas relações entre as filosofias e religiões, de diversidade e tolerância religiosa. Sera também a fonte de uma forma de pensamento chamada de esoterismo ocidental, funcionando com um dos motores culturais e presente na historia das ditas correntes esotéricas posteriores ao séc. XV, apresentando-se conforme as mais atuais pesquisas da área como um conhecimento rejeitado na historia do ocidente. Sera entendido como elemento fundamental no sentido em que ele colaborou fortemente para o estabelecimento de um imaginário e de uma episteme no período do Renascimento, enquanto que sua estrutura epistemológica sobreviveu enquanto uma forma de pensamento, ao mesmo tempo em que foi rejeitado pela academia. Sendo assim, o hermetismo possui, enquanto uma forma de pensamento, uma constituinte logica e epistemológica extremamente complexa e dinâmica a qual pode nos servir hoje enquanto socorro epistemológico e hermenêutico assim como ocorreu na antiguidade frente a decadência do racionalismo grego, e no renascimento frente a necessidade de reforma na cristandade.

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Biografia do Autor

Otávio Santana Vieira, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em Filosofia (UFPB); Mestre em Ciências das Religiões (UFPB); Doutorando em Ciências das Religiões (UFPB).

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Publicado

2016-12-01