TRANSMISSÃO INTERGERACIONAL DE EDUCAÇÃO E MOBILIDADE DE RENDA NO BRASIL
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar os determinantes da mobilidade intergeracional de renda e investigar suas relações com a dinâmica intergeracional educacional tendo como base as informações dos Censos Demográficos de 1991 e 2000 do IBGE. Para tanto, foram estimadas probabilidades relativas ao progresso de renda e de educação dos filhos a partir de regressões logísticas ordenadas e de um modelo probit bivariado. Tais estimativas consideraram um conjunto de atributos da pessoa de referência, do cônjuge, características familiares (famílias biparentais, monoparentais entre outras), além de uma gama de variáveis que exprimem um conjunto de informações domiciliares e espaciais. Os resultados sugerem que os atributos do cônjuge têm um peso importante no tocante à determinação do nível de renda dos filhos. Desta forma, famílias biparentais apresentam uma vantagem quanto à dinâmica intergeracional de renda se comparadas às monoparentais. O estudo ainda sugere que a mobilidade de renda está intimamente relacionada com a mobilidade educacional, sendo a primeira pouco provável sem última.Downloads
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