FATORES SOCIOECONÔMICOS QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DOS ALUNOS CONCLUINTES DA AUTARQUIA EDUCACIONAL DE BELO JARDIM NO AGRESTE DE PERNAMBUCO

Autores

  • Luiz Honorato da Silva Júnior
  • Jefferson Gonçalves de Amorim

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os fatores socioeconômicos que estão mais relacionados com o desempenho escolar dos alunos matriculados e concluintes dos cursos de graduação ofertados pela Autarquia Educacional do Belo Jardim – AEB. Para a realização deste trabalho foram coletadas uma série de informações socioeconômicas dos referidos alunos em diversos arquivos impressos ou eletrônicos da referida instituição de ensino superior. Foram feitas regressões econométricas por Mínimos Quadrados Ordinários e se verificou que o fato de ingressar na faculdade através do exame vestibular, estar blocado no curso no qual está matriculado, ser adimplente com o pagamento de suas mensalidades, não ser advindo de escola pública e possuir conta de e-mail são os fatores que exercem maior influência positiva sobre o desempenho escolar dos alunos. Observou-se ainda que, dentre os cursos oferecidos pelas faculdades mantidas pela Autarquia de Ensino Superior em tela, os alunos matriculados no curso de Bacharelado em Enfermagem e em Licenciatura em Ciências Biológicas apresentaram um desempenho escolar superior quando comparado aos alunos matriculados nos demais cursos. Tais resultados apenas corroboram as evidências empíricas verificadas em outros trabalhos desta natureza e com a moderna teoria da economia da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads