Relatos de pesquisa em educação de tempo integral

os desafios para a efetivação de uma proposta freireana

Autores

  • Arthur Carlos da Silva UFPB. Campus III
  • Ana Cláudia da Silva Rodrigues
  • Ana Irirs do Nascimento Silva

Resumo

O presente artigo apresenta relatos de uma pesquisa sobre educaça o em tempo integral e o desafio para se efetivar uma proposta educativa na concepça o freireana. A pesquisa foi desenvolvida atrave s da realizaça o do projeto A Escola de Tempo Integral como Política para o Enfrentamento das Desigualdades Sociais: um estudo dos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador (ProEMI). A abordagem metodolo gica utilizada no estudo foi a qualitativa. Foram entrevistados secreta rios de educaça o municipais, gestores, professores, monitores, alunos e pais de crianças matriculadas em escolas que ofertaram os programas no perí odo de 2014 a 2016. Os resultados demonstraram que os programas de Educaça o Integral na contribuem para a compreensa o da educaça o verdadeiramente integral, visto que se oportuniza um tempo maior de atividades na escola ou em outros espaços destinados as oficinas, sem no entanto, desenvolver-se como proposta educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Como Citar

Silva, A. C. da, da Silva Rodrigues, A. C., & do Nascimento Silva, A. I. (2021). Relatos de pesquisa em educação de tempo integral: os desafios para a efetivação de uma proposta freireana. Revista Educare, 1–20. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/60872

Edição

Seção

PAULO FREIRE 100 ANOS: PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA