Inclusão e equidade na formação do Pedagogo
análise da matriz curricular de um curso de Pedagogia
Palavras-chave:
equidade, inclusão, PedagogiaResumo
A formação do pedagogo é um processo complexo, pois, ao mesmo tempo em que se precisa oferecer uma dimensão prática pelas disciplinas que visam desenvolver habilidades para o exercício profissional, é necessário garantir os fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos, que sustentem os debates sobre os mais variados temas que afligem a sociedade contemporânea, como inclusão e equidade. De natureza exploratória e documental, foram analisados a matriz curricular e o ementário do curso de Pedagogia de uma Universidade de um município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba paulista. O objetivo foi identificar e problematizar as formas pelas quais os temas inclusão e equidade são evidenciados e, pretensamente, discutidos. Observou-se que tais temas estão presentes, principalmente, nas disciplinas Educação e Diversidade Cultural, Educação Especial: políticas e práticas pedagógicas I e II, Escola e Currículo, e Educação Inclusiva e Libras, o que pode ser uma evidência da preocupação do curso com a inclusão e equidade na formação do pedagogo. No entanto, percebeu-se que o potencial de discussão presente em Didática, Psicologia, Filosofia, História e Sociologia da Educação, poderia evidenciar estes temas em seu escopo e referências, o que ampliaria o espaço de debate, sem perder de vista o grupo de disciplinas de Conteúdos e Metodologia de Ensino que, também, poderia contribuir mais diretamente neste processo formativo. Por fim, concluiu-se que, apesar de o curso analisado apresentar os temas em questão em sua matriz e ementário, ainda carece de maior atenção em relação à inclusão e equidade no processo de formação do pedagogo.
Downloads
Referências
ADORNO, T.W. Educação e Emancipação. 2.ed. Trad.: Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
BRASIL, Ministério da Educação. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96). 7.ed. Brasília, 2023.
BRASIL, Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. Brasília, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 02. Brasília, 1º de julho de 2015.
BOFF, L. Saber Cuidar: ética do humano, compaixão pela terra. Petrópolis/RJ: Vozes, 1999.
EUGENIO, C.A.; CAPOSTAGNO, C.E.L.; CORREIA, F.G.M.R. Gestão democrático-participativa e equidade no ensino superior: experiências e debates. In: Latin American Journal of Business Management. v.14, n.2, jul-dez |2023. Taubaté, SP, Brasil. ISSN: 2178-4833. p. 117-135.
FICHTNER, B. A Escola Cidadã na perspectiva vygotskiana. In: AZEVEDO, José C. et al. Utopia e democracia na Educação Cidadã. Porto Alegre: Editora UFRGS / Secretaria Municipal de Educação, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6.ed. São Paulo. Paz e Terra, 1997.
Gil, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. 7.ed. Trad.: Reginaldo Sant’anna. São Paulo: DIFEL, 1982.
PATTO, Maria Helena. Políticas atuais de inclusão escolar: reflexão a partir de um recorte conceitual. In: BUENO, J. G. S.; MENDES, G. M. L.; SANTOS, R. A. Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. São Paulo: Junqueira Marins; Brasília: Capes, 2008.
REALE, G. e ANTISERI, D. História da Filosofia: São Paulo: Paulus, 2007.
SAVIANI, Demerval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 3.ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2011.
SILVA, T.T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.
THERRIEN, J. De alguns princípios da pedagogia e os impasses na definição
desse campo de saber profissional. In: XIII ENDIPE. Recife. Anais. 2006a.
THERRIEN, J. Os saberes da racionalidade pedagógica na sociedade contemporânea. In: Revista Educativa, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 67-81, jan/jun. 2006b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.