UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE DIREITOS HUMANOS QUE ATUAM NA DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TRABALHADOR

Autores

  • Maria de Fatima Pereira Alberto
  • Ádria Melo Soares
  • Bernadete de O. Nunes
  • Maria Helena S. de F. Lins
  • Maria da Luz Alberto

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar O Projeto de Formação de Agentes de Direitos Humanos que Atuam na Área do Trabalho Infanto-Juvenil Urbano e Rural, um dos projetos contemplados pelo Prêmio Elo Cidadão 2001. Trata-se de proposta que têm como foco o trabalho infanto-juvenil e a formação de agentes sociais para lidar com a questão. É um modelo de formação de agentes sociais que articula extensão, ensino e pesquisa. Neste modelo, a extensão ocupa o primeiro lugar, o de pólo articulador, uma vez que foi a partir da atividade de extensão que se constituiu a proposta: a de formar agentes de direitos humanos para atuarem na erradicação do trabalho infantil e na defesa do adolescente trabalhador. A extensão é o pólo articulador, porque, a partir da execução da proposta, compreendemos que formar agentes de DH para atuar frente ao trabalho infanto-juvenil implicava preparar para investigar, denunciar e proteger, responsabilizar o Estado e monitorar a garantia dos direitos e da aplicação de políticas públicas. Desse modo a pesquisa e o ensino passaram a se constituir em elementos também importantes para a concretização da proposta.

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Publicado

2006-07-01

Como Citar

Alberto, M. de F. P., Soares, Ádria . M., Nunes, B. de O., Lins, M. H. S. de F., & Alberto, M. da L. (2006). UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE DIREITOS HUMANOS QUE ATUAM NA DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TRABALHADOR. Revista Eletrônica Extensão Cidadã, 2. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/extensaocidada/article/view/1354

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