Educação Ambiental Lúdica na Escola Pública: contribuindo com o processo de engajamento e transformação social

Autores

  • Paloma Mara de Lima Ferreira
  • André Luiz Queiroga Reis
  • Marília Costa de Medeiros
  • Francisco Miqueias Sousa Nunes

Resumo

A Educação Ambiental (EA) nos últimos anos se apresenta como uma nova dimensão a ser agrupada no processo educacional. Nesse aspecto, foram realizadas atividades educativas em duas escolas da rede municipal de ensino infantil e fundamental localizadas no município de Pombal, a EMEF Dr. Avelino Elias de Queiroga e EMEF Decisão. Cujo objetivo principal foi analisar as concepções/representações de meio ambiente dos alunos de 3º a 6º ano de duas escolas municipais da zona rural e urbana, tendo como eixo norteador o bioma Caatinga incorporado a Educação ambiental lúdica inserida no ensino de ciências. Foram utilizados métodos pedagógicos ativos como palestras, oficinas pedagógicas e jogos lúdicos, para a coleta dos dados foi realizada entrevistas através da aplicação de questionários estruturados. Como resultado confirmamos que a práxis da EA e do Lúdico quando combinados demonstrou ser uma valiosa ferramenta no ensino de ciências, sendo um poderoso subsídio na disseminação de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DE LIMA FERREIRA, P. M.; REIS, A. L. Q.; DE MEDEIROS, M. C.; SOUSA NUNES, F. M. Educação Ambiental Lúdica na Escola Pública: contribuindo com o processo de engajamento e transformação social. Gaia Scientia, [S. l.], 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/18070. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)