Análise Integrada da Paisagem por meio do método GTP (Geossistema/Território/Paisagem) em um Complexo Serrano do Semiárido brasileiro

Autores

  • Mycarla Araujo Lucena Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Eliza Maria Xavier Freire Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia-DBEZ, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Palavras-chave:

Ambiente Serrano, Geossistema, Conservação.

Resumo

As transformações ambientais e suas consequências em nível global têm desafiado os diferentes campos de estudos a se integrarem em prol de soluções efetivas para minimizar os impactos causados nos diversos ambientes. Nesse contexto, foi proposto o método GTP (Geossistema-Território-Paisagem), que possibilita análise sistêmica através de três conceitos chaves da geografia, que se complementam para entender o espaço geográfico numa visão holística. Este trabalho teve como objetivo efetuar análise integrada da paisagem através do método GTP, utilizando a técnica de geoprocessamento para o mapeamento da paisagem. Nessa perspectiva, foi estudado o Complexo Serrano João do Vale, Estado do Rio Grande do Norte, que apresenta um conjunto de paisagens com diferentes fisionomias, as quais vêm sendo substituídas por diversas atividades econômicas e crescimento populacional desordenados, com consequente exploração dos recursos naturais. Obtiveram-se as unidades de paisagem considerando um Geossistema, seis territórios e dois tipos de paisagem com quatro subdivisões deste Sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mycarla Araujo Lucena, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Geógrafa, Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Eliza Maria Xavier Freire, Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia-DBEZ, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Bióloga e Dra. em Ciências Biológicas/Zoologia- UFRJ. Centro de Biociências,Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia-DBEZUniversidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2015-01-08

Como Citar

LUCENA, M. A.; FREIRE, E. M. X. Análise Integrada da Paisagem por meio do método GTP (Geossistema/Território/Paisagem) em um Complexo Serrano do Semiárido brasileiro. Gaia Scientia, [S. l.], v. 8, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/18557. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)