Vulnerabilidade socioambiental: proposição de temas e indicadores para cidades brasileiras

Autores

  • Ana Cecília Feitosa de Vasconcelos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
  • Gesinaldo Ataíde Cândido Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Eliza Maria Xavier Freire Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor um arcabouço teórico composto de temas e respectivos indicadores capazes de, ao serem aplicados, traduzir o nível de vulnerabilidade socioambiental nas cidades brasileiras. Este estudo utilizou a revisão sistemática da literatura, por meio de consulta nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Web of Science publicados entre os anos 2000 e 2018. Foram analisados 20 artigos e 06 livros. Os resultados apresentam um conjunto de oito temas e 134 indicadores que viabilizam uma nova perspectiva para a análise da vulnerabilidade socioambiental, constituindo uma ferramenta que visa colaborar para os estudos sobre o tema e para o planejamento e a definição de ações de políticas públicas que visem melhor estruturar as cidades, tornando-as vivas, com qualidade de vida e capazes de serem sustentáveis para os seus citadinos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cecília Feitosa de Vasconcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Professora do curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Gesinaldo Ataíde Cândido, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Campina Grande.

Eliza Maria Xavier Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora permanente nos programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

CUTTER, S. L. A ciência da vulnerabilidade: modelos, métodos e indicadores. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 93, n. 1, p. 59-70, jun. 2011.

HARVEY, David. Cidades Rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. Editora Martins Fonte. São Paulo; 2014.

JACOBI, Pedro. Cidade e meio ambiente: percepções e práticas em São Paulo. Editora Annablume, 2ª edição. São Paulo, 2006.

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. Editora WMF Martins; São Paulo; 3ª edição; 2011.

KATZMAN, Rubens. Seducidos y abandonados: el aislamiento social de los pobres urbanos. In. MOYSÉS, A. R. Cidade, Segregação Urbana e Planejamento. Goiânia: UCG, 2005, p. 205-246.

KOWARICK, Lúcio. Escritos Urbanos. Editora 34. 1ª edição. São Paulo. 2000.

ROLNIK, Raquel. Guerra dos Lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. Editora Boitempo, 1ª edição. São Paulo, 2015.

ROSSETTO, Adriana Marques. Proposta de um Sistema integrado de Gestão do Ambiente Urbano (SIGAU) para o desenvolvimento sustentável de cidades. Tese. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis: 2003.

SANTOS, Milton, A Urbanização Brasileira. 5ª edição. 3ª reimpressão. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo. 2013.

SILVA, D. B. L., ROSA, E. Índice de Carência e Vulnerabilidade Municipal – ICV-M: Análise Crítica e Metodológica. Revista de Gestão e Secretariado – GeSec. ISSN: 2178-9010. DOI: http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v8i3.646

SOUZA, Jesse. Ralé brasileira: quem é e como vive. Colaboradores: André Grillo et al.; Editora UFMG, Belo Horizonte, 2009.

SPOSATI, A. Mapa da exclusão/inclusão social da cidade de São Paulo/2000. Dinâmica social dos anos 90. 2000. Disponível em: <http://www.cedest.info/mapas.html>. Acesso em 15 outubro 2017.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Como Citar

VASCONCELOS, A. C. F. de; CÂNDIDO, G. A.; FREIRE, E. M. X. Vulnerabilidade socioambiental: proposição de temas e indicadores para cidades brasileiras. Gaia Scientia, [S. l.], v. 13, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/43357. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais