Como os professores de biologia concebem a diversidade cultural: influências para o diálogo intercultural e proposta para a formação docente

Autores

  • Maria das Graças de Santana Bispo Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Geilsa Costa Santos Baptista Universidade Estaudal de Feira de Santana http://orcid.org/0000-0002-5871-0115

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2019v13n2.42403

Resumo

Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa qualitativa que teve por objetivo identificar quais são as concepções que os professores de biologia possuem acerca da diversidade cultural presente nas escolas onde atuam e como essas concepções podem influenciar no diálogo intercultural. Realizamos entrevista semiestruturada com 5 professores de biologia e as análises aconteceram de maneira indutiva e em diálogo com a literatura da área de ensino de ciências, a partir de transcrição e categorização. Nossos resultados apontam que os professores concebem como importante a consideração da diversidade cultural, embora existam dificuldades que remetem às suas formações inicial e/ou continuada. Sugerimos abordagens que contribuam para a formação docente culturalmente sensível, o que inclui dimensões da história e da filosofia da ciência bem como da etnobiologia.

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Biografia do Autor

Maria das Graças de Santana Bispo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Bolsista de Iniciação Científica, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Grupo de Investigação em Etnobiologia e Ensino de Ciências(GIEEC).

Geilsa Costa Santos Baptista, Universidade Estaudal de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995), Especialização em Saude Aplicada ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal da Bahia (2000), Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2012). Participa como membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio-UFBA). É professora Titular no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS). Coordena o Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC-UEFS) Tem experiência e trabalhos publicados na área de Ensino de Ciências e Formação de Professores de Ciências (Biologia). Atua na pesquisa principalmente nos seguintes temas: conhecimento tradicional, etnobiologia, educação científica e diversidade cultural, ensino e formação de professores de biologia.

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Publicado

2019-09-26

Como Citar

BISPO, M. das G. de S.; BAPTISTA, G. C. S. Como os professores de biologia concebem a diversidade cultural: influências para o diálogo intercultural e proposta para a formação docente. Gaia Scientia, [S. l.], v. 13, n. 2, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2019v13n2.42403. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/42403. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais

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