A atividade de pesca e percepção sobre os estoques pesqueiros na porção lagunar da Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá, Alagoas, Brasil

Autores

Resumo

A Reserva Extrativista Marinha (REM) da Lagoa do Jequiá – Alagoas, foi criada para assegurar o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais, protegendo os meios de vida e a cultura da população local. Com o objetivo de descrever as atividades pesqueiras na porção lagunar desta REM, foram entrevistados 80 pescadores, sobre três temas centrais: (1) Características pessoais, (2) Petrechos e técnicas de pesca e (3) Percepção sobre a disponibilidade de recursos. A amostra foi composta pescadores do gênero masculino (90%), com idade média de 42,06 anos (± 9,00) e cerca de 28,03 anos (± 9,04) dedicados à pesca. Foram identificados o uso de nove diferentes petrechos, empregados em 13 técnicas, com destaque para redes e tarrafas. Noventa por cento dos pescadores afirmou haver declínio pesqueiro ou desaparecimento local de 24 etnoespécies. Carapeba (Diapterus sp.) e camurim (Centropomus undecimalis e C. parallelus) foram os mais citados como em declínio; mandim (Cathorops spixii) e cará (Geophagus sp.) como desaparecidas. A prática de pesca proibida e castigo divino foram as principais causas apontadas. Constatou-se que discussões sobre o conhecimento local dos pescadores pode promover a construção soluções baseadas na comunidade, ferramenta crucial para o manejo de áreas protegidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

ZACARIAS CHAGAS, N.; DE MAGALHÃES ARAUJO, D.; SCHIAVETTI, A.; DE MEI ROMERO, R. A atividade de pesca e percepção sobre os estoques pesqueiros na porção lagunar da Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá, Alagoas, Brasil . Gaia Scientia, [S. l.], v. 15, n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/51776. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)