Solubilização de nutrientes e alteração da fertilidade do solo com adição de Eichhornia crassipes (Mart. Solms.) em consórcio com resíduos de corte de granito

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar os efeitos da rochagem nos aspectos físicos, químicos e microbiológicos de um Planossolo háplico no crescimento do capim Pensacola (Paspalum notatum). O experimento foi conduzido em casa de vegetação e constou de 4 tratamentos: solo da área amostral com três doses de resíduo de marmoraria (8, 16 e 32 t ha-1), combinado com 8 t ha-1 de resíduo orgânico de macrófita aquática (Eichhornia crassipes), gerando 3 tratamentos, mais um adicional, com solo de área amostral preservada, utilizado como referência, todos com três repetições por tratamento. Foram realizadas análises químicas e microbiológicas do solo, além de medidas de altura, massa seca e fresca da parte aérea e sistema radicular das plantas. Os resultados indicam que os procedimentos com resíduos de granito e E. crassipes contribuíram para melhorar as condições químicas do subsolo e fornecer bons resultados para as condições microbiológicas, enquanto as plantas apresentaram maior crescimento nos tratamentos em que foram adicionadas maiores concentrações de resíduos de mármoraria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-01-29

Como Citar

PIRES SANTOS, R. Solubilização de nutrientes e alteração da fertilidade do solo com adição de Eichhornia crassipes (Mart. Solms.) em consórcio com resíduos de corte de granito. Gaia Scientia, [S. l.], v. 15, n. 4, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/61226. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais