Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Estudos Geoambientais é uma publicação quadrimestral, vinculada ao grupo de estudos GeodiversidadePB, do curso de Ecologia da UFPB.
Tem por objetivo divulgar a produção intelectual relacionada à Geografia, Geologia, Meteorologia/ Climatologia, Gestão Ambiental, Ecologia, Turismo, Engenharia Ambiental, através de trabalhos inéditos.
Processo de Avaliação pelos Pares
A avaliação é do tipo "por pares cega", de forma que os avaliadores desconhecem os autores de cada texto e vice-versa.
Os artigos submetidos deverão ser inéditos. A critério da Comissão Editorial, serão aceitos trabalhos já publicados em periódicos estrangeiros, sujeitos à mesma avaliação de originais inéditos. Nestes casos, o autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista onde o seu artigo foi originalmente publicado.
Periodicidade
a) número de revistas por ano: 3 (publicação quadrimestral).
Política de Acesso Livre
A Revista ESTUDOS GEOAMBIENTAIS oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Fontes de Apoio
Histórico do periódico
A Revista Estudos Geoambientais foi criada no final do primeiro semestre de 2013, com o intuito inicial de criar um canal para a divulgação de produção científica relacionada à temática da Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo.
Verificou-se, no entanto, que seria mais adequado deixar o escopo do períódico mais abrangente, de forma que fosse possível manter a ideia inicial mas tornando possível a inclusão de outras temáticas da área ambiental, mas especialmente aquelas afins à Geografia Física e Geotecnologias (incluindo-se a Cartografia). Foi quando efetivamente se decidiu o nome da revista: Estudos Geoambientais.
A iniciativa da criação partiu do professor Leonardo Figueiredo de Meneses, do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente do Campus IV (Litoral Norte - Rio Tinto) da UFPB, apoiado por professores e especialistas na área, a exemplo do professor Marcos Antonio Leite do Nascimento, do Departamento de Geologia da UFRN, todos entusiastas da divulgação científica.
No final de outubro do mesmo ano, ocorreu o I Encontro Paraibano de Estudos sobre Geodiversidade, no Campus I da UFPB, ocasião em que surgiu a ideia de lançar uma edição especial apenas com os trabalhos apresentados durante o evento, a ser lançada no início de 2014.