Uma Análise das Práticas Social e Ambiental da Empresa Frutas Doce Mel do Município de Mamanguape/PB (2012 a 2013)

Autores

  • Ana Cândida Vieira Universidade Federal da Paraíba
  • Brígida Lindolfo Universidade Federal da Paraíba

Resumo

No cenário atual muitas empresas para consolidar o conceito e prática de Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental, desenvolvem ações que atendam as novas tendências do mercado como também as exigências de uma sociedade mais consciente que cobra das empresas uma postura mais responsável e diferenciada do mercado. Dessa maneira, Responsabilidade Social e Ambiental despertam atenção pelas suas ações e práticas das empresas locais. Onde suas ações repercutem no  regional e nacional. Exigindo uma mudança de comportamento dos agentes que buscam e necessitam de bem-estar na sociedade, através da preservação do meio ambiente, e de um futuro melhor. Com base nesse contexto, o artigo tem o objetivo de estudar as ações desenvolvidas pela empresa fruta Doce Mel na área social e ambiental durante o período de 2012 a 2013. Esta empresa estar localizada na cidade de Mamanguape, estado da Paraíba, consolidada no mercado nacional e internacional por produzir frutas de alta qualidade e por se destacar no ramo agrícola no país, atua com base nas normas de boas Práticas Agrícolas (BPA) e boas Práticas de Fabricação (BPF), além de estar dentro dos padrões internacionais de proteção ambiental e com responsabilidade social, o que justifica a escolha da empresa. Para o desenvolvimento da metodologia, utilizou-se do método dedutivo, da pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e exploratória, além do estudo de caso. Ao analisar os resultados obtidos, verificou-se que a empresa Frutas Doce Mel cumpre com o seu papel de empresa socialmente responsável, desenvolvendo práticas sociais e ambientais elencadas no decorrer do tempo de estudo, sendo observado que houve uma redução na doação de frutas em decorrência da alta carga tributária. Sendo assim, foi constatado que a empresa proporciona melhoria na qualidade de vida das pessoas assistidas e contribui com a preservação dos recursos naturais, investindo na sociedade, no meio ambiente e no seu próprio futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cândida Vieira, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba/UFPB

Campus IV/ Litoral Norte

Centro de Ciências Aplicadas e Educação/CCAE

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas/DCSA

 

Brígida Lindolfo, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba

Campus IV/ Litoral Norte

Centro de Ciências Aplicadas e Educação/CCAE

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas/DCSA

Referências

ALMEIDA, Fernando. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Livro Verde: Promover um quadro europeu para a responsabilidade social das empresas. Bruxelas, 2001. Disponível em: <http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/site/pt/com/2001/com2001 _0366pt01.pdf>. Acesso em: 23 Dez. 2012.

DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

DIPJ 2013. Perguntas e Respostas. Disponível em: <http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/perguntao/dipj2013/Capitulo_VII_Escrituracao_2013.pdf> Acesso em: 12 Jul. 2013.

FERREIRA, Aracéli Cristina de Souza. Contabilidade ambiental: uma informação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atlas, 2003.

FRUTAS DOCE MEL. História da empresa. Disponível em: <http://www.frutasdocemel.com.br/br/index.php> Acesso em: 04 Mar. 2013.

GRADILONE, C. Boas ações em alta. Revista Exame, São Paulo, p. 98 e 99, 27 de jun. 2001.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. Introdução à Teoria da Contabilidade para o nível de graduação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

IRPJ e CSLL. Principais impostos e taxas. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/empreendedor/contas-em-dia-1/principais-impostos-e-taxas/print> Acesso em: 10 Jul. 2013.

KARKOTLI, Gilson; ARAGÃO, Sueli Duarte. Responsabilidade Social: Uma contribuição à gestão transformadora das organizações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Gestão da Responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

MEDEIROS, Fayrusse Correia de. Responsabilidade Social Corporativa: O caminho da sustentabilidade nas empresas competitivas. 2006. 141 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – UEPB, Campina Grande. Disponível em: <http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/0166CD34CE4832BC03257219005445FC/$File/fayrusse.pdf>. Acesso em: 23 Dez. 2012.

QUEIROZ, Regiane L. Silveira; QUEIROZ, Eliseu Silveira. A contabilidade como um instrumento de gestão ambiental e empresarial, e sua contribuição à melhoria da qualidade de vida planetária. Revista Pensar Contábil do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ: ano III, n.º 09, agosto/outubro de 2000.

RIR. Regulamento do Imposto de Renda. Subseção XXII. Art. 365. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3000.htm> Acesso em: 12 Jul. 2013.

SESC RN. Programa Mesa Brasil. Disponível em: <http://www.sescrn.com.br/mesa-brasil.php> Acesso em 02 Jul. 2013.

TINOCO, João Eduardo Prudêncio; KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Contabilidade e Gestão Ambiental. São Paulo: Atlas, 2004.

VASCONCELOS, Yumara Lúcia; MORAES, José Jassuípe da Silva. Balanço social: um instrumento multidimensional de orientação gerencial. Revista Científica do ICTEBA. Ano I. 2002.

Downloads

Publicado

2014-05-06

Como Citar

Vieira, A. C., & Lindolfo, B. (2014). Uma Análise das Práticas Social e Ambiental da Empresa Frutas Doce Mel do Município de Mamanguape/PB (2012 a 2013). Revista Estudos Geoambientais, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/geo/article/view/17930