Chamada interna para organização de Dossiê 2024

27.11.2023
Chamada interna para organização de Dossiê 2024

 

 

A equipe editorial da Revista Graphos, aqui representada pelos Editores-Chefes, divulga entre os membros do Colegiado do PPGL chamada interna para organização de 1 dossiê (Vol. 26, Nº 3), para o ano de 2024, conforme os critérios a seguir.

 

1.  Da submissão de propostas
  • A proposta deverá ser enviada para o e-mail da Revista Gaphos (posletras@cchla.ufpb.br) no período de 27/11 a 15/12/2023.
  • Poderão submeter propostas professores permanentes, colaboradores ou visitantes vinculados ao PPGL, desde que não tenham organizado um dossiê em 2022 ou 2023.
  • Cada dossiê será organizado por um professor do PPGL mais um ou dois professores e/ou pesquisadores não pertencentes à UFPB. Caso haja três organizadores, um deles deverá pertencer a instituição estrangeira e um deles poderá ser doutorando.

 

2.  Da proposta
  • A proposta deverá conter as seguintes informações:
    1. título do dossiê;
    2. justificativa sobre a relevância do tema do dossiê, contendo de 200 a 500 O tema não poderá ter sido tratado ou apresentar semelhança com o recorte temático de dossiê publicado nos três últimos anos.
    3. texto da chamada a ser divulgado caso a proposta seja aceita, contendo entre 200 e 500 palavras, acompanhado das versões em francês e inglês;
    4. nome e filiação institucional dos organizadores do dossiê;

 

3.  Dos critérios de avaliação das propostas e resultado
  • As propostas serão apreciadas pelos Editores-Chefes e membros do Conselho Consultivo, amparados nos seguintes critérios:
    1. observância das condições estabelecidas nos itens 1 e 2;
    2. adequação da proposta ao perfil da Revista
    3. relevância do tema para as áreas de concentração do PPGL. 
  • Havendo mais de três propostas aprovadas, elas serão submetidas ao Conselho Editorial da Revista Serão selecionadas as três propostas mais votadas.
  • Ficará a critério dos Editores-Chefes e do Conselho Consultivo definir a data do dossiê.

 

4.  Calendário

Período para envio de propostas de dossiês: de 27/11 a 15/12/2023.

 Prazo para divulgação do resultado: até 22 de dezembro.

 

5.  Disposições finais
  • Todo o processo editorial da Revista é realizado pelo Sistema OJS. Pelo menos um dos organizadores deverá conduzir a etapa das avaliações até a revisão pelos autores.
  • Ao fazerem submissão para esta chamada, os/as proponentes declaram-se cientes das “Orientação para organização de dossiê” (confira abaixo). 

 

João Pessoa, 27 de novembro de 2023.

 

 

Ana Cristina Marinho Lúcio

Marco Valério Classe Colonnelli

Editores

 

Orientações para organização de dossiê 

  1. O/A mesmo/a professor/a só poderá organizar um novo dossiê após o intervalo de 2
  2. Não há limite quanto ao número de artigos por dossiê; cada dossiê deve conter, pelo menos, sete
  3. 70% dos artigos devem ser de, no mínimo, 4 instituições diferentes da
  4. Serão aceitos artigos de autor/e/a/s doutore/a/s ou de doutorando/a/s (neste último caso, desde que em coautoria com um/a doutor/a).
  5. A avaliação deve ser feita pelo sistema duplo cego pelos pares; o/a/s dois/duas pareceristas devem ser indicados/as pelos/as organizadores/as do dossiê, escolhidos/as entre os membros do conselho editorial ou ad-hoc. Pareceristas ad hoc deverão, necessariamente, ter o título de
  6. Ao final de cada artigo, os organizadores deverão inserir as menções “Recebido em: ww/xx/2021” e “Aceito para publicação em: yy/zz/2021”, sendo esta última a data de aceite pelos pareceristas (colocar a data do último parecer recebido).
  7. Uma lista com nome, e-mail e filiação institucional dos pareceristas ad hoc deverá ser entregue aos editores, que providenciarão as respectivas declarações. Observar que o nome venha grafado
  8. Artigos não relacionados à temática do dossiê ficarão sob a responsabilidade de

outra editoria e serão publicados na Seção “Outros Artigos”.

  1. As submissões, avaliações, edição e editoração serão realizadas pelo Sistema Pelo menos um dos organizadores deverá controlar o processo de avaliação até a revisão pelos autores.