Um “abraço” ao comodismo: o batuque do samba com a batida do rock

Autores

  • Rachelina Sinfrônio LACERDA UFPB

Palavras-chave:

Semiótica da Cultura, Diálogo intersemiótico, Poesia da canção de samba, Samba de gafieira

Resumo

Este trabalho pretende desenvolver, através da Semiótica da Cultura unida aos estudos críticos-literários da MPB, uma investigação semiótica no samba, mais precisamente, um diálogo intersemiótico entre dois sistemas de linguagens independentes: a poesia da canção (linguagem verbal) e o samba de salão (linguagem não-verbal), a partir da coreografia em samba de gafieira intermediada pela canção “Aquele Abraço” (Gilberto Gil, 2000). Se entendermos a dança como um sistema modelizante de segundo grau, (assim como a poesia), com codificação própria, então poderemos analisar, diante de uma situação de representação, se a mesma poderá não apenas representar a canção, mas sim dialogar com esta, ou seja, se a interconexão entre a canção e a dança poderá contribuir, ainda que em suas particularidades, para um enriquecimento artístico mútuo entre os sistemas envolvidos, gerando uma dinâmica transformadora nas linguagens da cultura.

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Publicado

08.04.2015

Edição

Seção

Artigos do Dossiê