Best-sellers e ensino de literatura: mercado editorial, leitores e escola

Autores

  • Luzimar Silva de Lima Universidade Federal do Piauí
  • Shirlei Marly Alves Universidade Estadual do Piauí

Palavras-chave:

Literatura, Best-sellers, Mercado editorial, Leitores, Escola

Resumo

Este trabalho tem como objetivo problematizar as relações entre os best-sellers da cultura de massa como produto do mercado editorial, os leitores e a escola. Focalizamos, portanto, as conjecturas e a recepção que essa literatura alcança em espaço escolar quanto ao ensino de literatura, bem como as conotações de que se reveste o termo best-seller por ser oriundo do mercado editorial, considerando as perspectivas do consumo, dos leitores e da escola. Para tanto, foram basilares os estudos de Petit (2009), Sodré (1988), Candido (1998), Cosson (2014), Reimão (1996), Calvino (1993), entre outros. Em linhas gerais, os autores discutem a literatura enquanto prática de liberdade, de acesso aos diferentes níveis e modalidades da cultura, bem como o conceito de cânone e implicações com os best-sellers, considerando as escolhas dos leitores para além do que a escola indica como leitura. Nesse sentido, o mercado editorial influencia fortemente o consumo de muitas obras, dentre as quais um maior destaque é dado aos best-sellers da cultura de massa, cada vez mais presentes no repertório de leituras do jovem leitor. Dessa forma, partir do conhecido para o desconhecido pelo aluno pode ser um importante ponto de partida do ensino de literatura na escola. Assim, vislumbramos o reconhecimento dos leitores e suas preferências, bem como a necessidade de um olhar para a arte literária a partir das perspectivas política e democrática quando a questão é leitura literária na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luzimar Silva de Lima, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Literatura pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade estadual do Piauí- Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí (2009), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI (2014). É especialista em Língua Portuguesa pela AVM, e especialista em Educação do campo pela Universidade Estadual do Piauí. Atualmente é professora de língua portuguesa - No centro Integrado de Ensino Fundamental- CIEF e CETI Deputada Francisca Trindade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Shirlei Marly Alves, Universidade Estadual do Piauí

licenciada em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí , especialista em Educação a Distância pela Universidade de Brasília, mestre em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco, com pesquisa sobre discurso e trabalho do tutor da educação a distância, com base em estudos ergológicos e na Teoria Dialógica de Mikhail Bakhtin. É professora do curso de Letras Português da Universidade Estadual do Piauí, atuando nas modalidades presencial e a distância. É professora do quadro permanente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS - UESPI). Tem experiência com Linguística Aplicada, Metodologia da Pesquisa Científica e Educação a Distância. Pesquisa a leitura e a escrita nas atividades de ensino de língua e em livros didáticos (impressos e digitais), com foco nos gêneros textuais, bem como o trabalho do professor de língua materna, a partir da teoria dialógica do Círculo de Mikhail Bakhtin, Teorias da Leitura e Teoria de Gêneros. Atua como coordenadora institucional do programa Residência Pedagógica na Universidade Estadual do Piauí. É membro da rede de ancoragem do Programa Escrevendo o Futuro - Olimpíada de Língua Portuguesa - atuando como docente formadora do estado do Piauí.

Referências

ABREU, Márcia. Cultura letrada – Literatura e Leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2006.

ARAÚJO, Regina Pereira Dau. Formação de leitores e Best-sellers: uma relação possível. Revista travessias, Paraná, v. 8, n. 3, p. 76-87, 2014.

BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Tradução: Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Cia das Letras, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CANDIDO, Antônio. O direito a literatura In: CANDIDO, Antônio. Vários escritos. São Paulo: Ouro sobre Azul, 1998. p. 235-249.

COSSON, Rildo. Entre o cânone e o mercado: a indicação de textos na escola. In: PAULINO, Graça e COSSON, Rildo (org.). Leitura Literária: a mediação escolar. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2014. p. 92-101.

CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. Tradução: Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca Produções Culturais Ltda, 1999.

DUMONT, Ligia Maria Moreira. A opção pela literatura de massa: simples lazer ou alienação? Revista Investigación bibliotecalógica. Minas Gerais, v. 14, n. 28, p. 166-177, jan./jun. 2000.

LIGNANI, Ângela Maria. A recepção crítica de Harry Potter e as estratégias midiáticas de consagração. In: PAULINO, Graça; COSSON, Rildo (org.) Leitura literária: a mediação escolar. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. p. 121-130.

LIMA, Shirley de Almeida et al. O Best-seller e a formação do gosto pela leitura dos jovens leitores. Revista Eco-Pós, Goiás, v. 18, n. 1, p. 190-204, 2015.

LIPOVETSKY, Gilles. A Felicidade Paradoxal. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

PAES, José Paulo. A aventura literária: ensaios sobre ficção e ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

PAZ, Eliane Hatherly. Massa de qualidade. In: I Seminário Brasileiro sobre o Livro e História Editorial, 2004, Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução: Celina Olga de Souza. São Paulo: 34, 2008.

REIMÃO, Sandra. Mercado editorial brasileiro 1960-1990. São Paulo: Com-arte; FAPESP, 1996.

RIOLFI, Claudia et al. Ensino de língua portuguesa. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

ROSSATO. Wilson. O que é um best-seller?. Revista de Letras. Brasília, ano 01, n. 11, abr.1994.

SODRÉ, Muniz. Best-seller: a literatura de mercado. Rio de Janeiro: Ática, 1988.

Downloads

Publicado

15.10.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS