Bibliotecas Digitais e Repositórios de Objetos de Aprendizagem

Autores

  • Patricia Zeni Marchiori

Palavras-chave:

Bibliotecas digitais. Bibliotecas virtuais. Objetos de aprendizagem. Repositórios de objetos de aprendizagem – Metadados. Repositórios de objetos de aprendizagem – Modelos.

Resumo

Discute as mudanças causadas pela tecnologia nas organizações de aprendizagem e os fatores técnico-tecnológicos, humanos, de caráter regulatório e legal, e de sustentabilidade que impactam a criação, manutenção e uso de repositórios de objetos de aprendizagem (ROA). Baseando-se em pesquisa bibliográfica e documental, apresentam-se os conceitos de objeto informativo e de objeto de aprendizagem (OA), assim como os requerimentos funcionais para o armazenamento destes em ambientes virtuais de aprendizagem. Explicita-se o papel dos metadados na criação e busca de objetos de aprendizagem, as dimensões que permitem a análise de modelos de repositórios e se analisam, brevemente, os mecanismos de atratividade/participação nestes, assim como indicadores derivados. Conclui-se que, além dos requisitos econômicos e tecnológicos, é necessário não apenas agregar competência técnica aos envolvidos, mas sensibilizar as comunidades de interesse para que participem na criação e manutenção dos ROA. Neste particular, especialistas vem utilizando a Teoria da Atividade (Vygostky, Luria y Leontiev) para investigar a percepção e articulação entre usuários, curadores e gestores de repositórios de objetos de aprendizagem como elementos críticos para o sucesso de tais projetos.

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Publicado

2012-08-04

Como Citar

Marchiori, P. Z. (2012). Bibliotecas Digitais e Repositórios de Objetos de Aprendizagem. Informação &Amp; Sociedade, 22(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/12207

Edição

Seção

Artigos de Revisão