Elementos tecnológicos de edição, manipulação e uso dos livros digitais
Palavras-chave:
Tecnologia da Informação, Livro digital, Sociedade do conhecimento, Profissional da Informação.Resumo
A Amazon.com anunciou em julho de 2010 que pela primeira vez a venda de livros digitais ultrapassou a de livros impressos. Este crescimento vertiginoso na adoção desta nova modalidade de livro suscita dúvidas entre os profissionais de Biblioteconomia. O objetivo deste artigo é desenvolver uma revisão de literatura que auxilie a esclarecer o que é o livro digital, descrevendo a história, os formatos, o surgimento dos dispositivos de leitura, e refletir sobre suas vantagens e desvantagens. Discute-se a postura do profissional de Biblioteconomia diante das mudanças e desafios do livro digital, e questiona-se o fim do livro de papel. O método aplicado foi bibliográfico, a revisão de literatura compreendeu pesquisa em periódicos científicos nacionais e internacionais na área de Ciência da Informação, além da consulta em livros, blogs, portais e sites na Internet. Conclui-se que os modelos de livro impresso e eletrônico coexistirão. Ficou evidenciado que está surgindo uma oportunidade de expansão para publicações de alguns tipos de livros. Neste contexto o Profissional da Informação deve encarar as inovações tecnológicas com naturalidade, atento as oportunidades que os novos suportes podem propiciar, ressaltando a importância da informação diante do suporte que a transmite.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-03-21
Como Citar
Araújo, W. J., Andrade, R. de L. de V., Moraes, F. M. de, & Santos, J. L. dos. (2013). Elementos tecnológicos de edição, manipulação e uso dos livros digitais. Informação &Amp; Sociedade, 23(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/12969
Edição
Seção
Artigos de Revisão
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.