Informação interativa e a formação de Colégios Invisíveis

Autores

  • Edna Gusmão de Góes Brennand Universidade Federal da paraíba - UFPB
  • Eládio de Góes Brennand Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Colégios invisíveis. Informação e conhecimento. Redes digitais.

Resumo

Pesquisa de caráter exploratório buscou, nas interfaces entre a educação, as ciências cognitivas e a ciência da informação, nuances de aproximação para subsidiar uma reflexão sobre a complexidade dos usos e apropriações das novas configurações das redes de informação e conhecimento. Aborda aspectos relacionados ao estágio atual de desenvolvimento da Sociedade Cognitiva, com ênfase na emergência de colégios invisíveis, construídos nas redes de comunidades de aprendizagem como espaços não formais, mas que têm se fortalecido com estratégia de busca de informação e conhecimento fora das instituições formativas tradicionais. A categoria colégios invisíveis é atual e adequada para nos referirmos à emergência criativa de formas de compartilhamento de mundos da vida diversos através do ciberespaço, independente das organizações formais como escolas, universidades e empresas. Foi problematizada a emergência do ciberespaço como estruturador de novas práticas cognitivas que implicam a reestruturação de arquiteturas da informação, da comunicação e da partilha de conhecimentos para pensar a educação do futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Gusmão de Góes Brennand, Universidade Federal da paraíba - UFPB

Doutora em Sociologia pela Université de Paris I- Panthéon-Sorbonne, França. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Eládio de Góes Brennand, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências pela Université Libre de Bruxelles, Bélgica. Professor do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

Brennand, E. G. de G., & Brennand, E. de G. (2013). Informação interativa e a formação de Colégios Invisíveis. Informação &Amp; Sociedade, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/15978

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa