Amor e poder na perspectiva de Adam Kahane: um diálogo entre pesquisadores de épocas distintas

Autores

  • Alegria Celia Benchimol Museu Paraense Emílio Goeldi
  • Ana Lucia Ferreira Gonçalves Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Adam Kahane, Comunicação científica, Interdisciplinaridade

Resumo

A pesqisa visa a aplicar os conceitos de poder e amor na perspectiva do autor canadense Adam Kahane ao diálogo entre Alexandre Rodrigues Ferreira (Século XVIII) e Emílio Goeldi (Século XIX), pesquisadores de épocas distintas. Nesta perspectiva, será analisada a apropriação dos textos de Alexandre Rodrigues Ferreira por Emílio Goeldi e que resultaram em nova produção intelectual por parte do segundo, na qual uma relação de amor e poder generativo é constatada. No cenário dos dois autores citados (Alexandre Rodrigues Ferreira e Emílio Goeldi), o fazer sentido ocorre por meio de um processo que se constrói através de conceitos novos adquiridos, de maneira cumulativa, permitindo uma perspectiva diferente da que se tinha anteriormente. A ideia de compartilhamento e negociação de significados permeia os textos produzidos pelos mencionados autores. A forma como Kahane enfrenta e resolve problemas sociais complexos, conciliando, na prática, os conceitos de poder e amor, desenvolvidos por ele, os estudiosos da Ciência da Informação e outras ciências, denominam de interdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alegria Celia Benchimol, Museu Paraense Emílio Goeldi

Doutoranda em Ciência da Informação no convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Curadora da coleção etnográfica, vinculada à Coordenação de Ciências Humanas do Museu Paraense Emílio Goeldi, Brasil.

Ana Lucia Ferreira Gonçalves, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense em convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, Brasil. Bibliotecária do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Informática pela Université de Paris XI (Paris-Sud), França. Professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-03-20

Como Citar

Benchimol, A. C., Gonçalves, A. L. F., & Cavalcanti, M. do C. B. (2014). Amor e poder na perspectiva de Adam Kahane: um diálogo entre pesquisadores de épocas distintas. Informação &Amp; Sociedade, 24(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/16473

Edição

Seção

Memórias Científicas Originais